
Saiba Mais
- BALANÇO
Aeroportos de MS devem receber quase 30 mil passageiros na semana que vem
- INFRAÇÃO
Cade multa empresas por cartel de lanchonete em aeroporto de Campo Grande
- VIAGENS
Fluxo de passageiros no Aeroporto de Campo Grande deve subir 50% no período de férias
- CARTILHA DOS DIREITOS AERONÁUTICOS
Comissão de Direito Aeronáutico apresenta Cartilha 'Direitos do Consumidor no Transporte Aéreo'
Na manhã desta terça-feira (28/03/2023), a Comissão de Direito Aeronáutico da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), realizou visita técnica ao Aeroporto Internacional de Campo Grande/MS, acompanhados do Superintendente da Infraero, Dr. Wilson Brandt Filho. O objetivo da visita foi conhecer as instalações e infraestrutura do aeroporto, além de avaliar as condições de segurança das operações aéreas. A visita foi realizada em um momento importante, pois nesse mesmo dia foi concluído o contrato de concessão à iniciativa privada.

Localizado em uma posição estratégica em relação aos países integrantes do Mercosul e a importantes centros consumidores do país, o Aeroporto Internacional de Campo Grande é o principal ponto de entrada para regiões turísticas do Estado de Mato Grosso do Sul. A infraestrutura do aeroporto oferece suporte para a aviação comercial, aviação regular regional e aviação geral, além de ser fundamental para as operações militares e ser uma alternativa para a aviação internacional.
O superintendente da Infraero, Wilson Brandt Filho, relatou os aspectos da gestão da empresa ao longo dos anos, dentre dificuldades e conquistas, bem como os próximos desafios a serem enfrentados pela concessionária vencedora, que assumirá a operação dos terminais a partir de julho deste ano. Dentre os compromissos, a implantação de no mínimo duas pontes de embarque (fingers) dos terminais às aeronaves é a que mais causa expectativa ao público.
Entidade busca soluções para problemas enfrentados na aviação civil em Mato Grosso do Sul
A comissão da entidade foi criada no final de 2021 e é composta pelos advogados Tales Graciano Morelli (Presidente), Luiz Fernando Pereira (Vice Presidente), Ronaldo Chadid Júnior (Secretário Geral), Rafaela de Queiroz Rodrigues da Cunha (Secretária Geral Adjunta) e Katia Regina Molina Soares (Membro).
Durante a visita,foram debatidos aspectos sobre a segurança envolvendo o compartilhamento da pista com as Forças Armadas; aspectos sobre a licitações de lojas, o atendimento de passageiros por táxis e empresas de transporte de aplicativos e a possibilidade de transposição de tanques de combustível da aviação aérea para outro setor do aeroporto, atualmente em frente aos portões de acesso público.
Rafaela Cunha, Secretária Geral Adjunta da Comissão e Tales Morelli, Presidente da Comissão de Direito Aeronáutico da OAB/MS, durante visita técnica ao Aeroporto Internacional de Campo Grande/MS.
"A visita técnica foi muito importante para a comissão conhecer as instalações e avaliar as condições de segurança das operações aéreas no aeroporto de Campo Grande. Nós tivemos a oportunidade de trocar informações com os funcionários e autoridades presentes e, com isso, poderemos contribuir para o aprimoramento da aviação civil no estado de Mato Grosso do Sul", afirmou Tales Morelli, Presidente da Comissão de Direito Aeronáutico da OAB/MS.
A Secretária Geral Adjunta da Comissão de Direito Aeronáutico da OAB/MS, Rafaela Cunha, destacou a importância da iniciativa para a atualização dos profissionais que atuam no setor."Essa visita técnica é fundamental para que possamos entender melhor as questões relacionadas à aviação civil em nosso estado e, com isso, aprimorar o trabalho que realizamos na comissão. Além disso, é uma oportunidade para conhecermos de perto as demandas dos profissionais que atuam no aeroporto e estabelecermos um diálogo que possa contribuir para o desenvolvimento da aviação civil em Mato Grosso do Sul", afirmou Rafaela.
A iniciativa da OAB/MS em realizar a visita técnica ao Aeroporto Internacional de Campo Grande reflete o compromisso da entidade em buscar soluções para os problemas que afetam a aviação civil no estado de Mato Grosso do Sul.
