
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) registrou, nos últimos dois meses, mais de 1.500 denúncias envolvendo pessoas que se passam por advogados para aplicar golpes no Estado.

O dado foi divulgado nesta última segunda-feira (11), Dia Nacional do Advogado, pelo secretário-geral e corregedor-geral da entidade, Luiz Renê Gonçalves do Amaral, em entrevista à Rádio Massa FM, em Campo Grande. Segundo ele, a OAB/MS mantém canais de denúncia no site institucional, no aplicativo da Corregedoria e na plataforma nacional ConfirmADV, que permite verificar em tempo real a inscrição profissional.
A entidade solicitou à Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública a criação de uma delegacia especializada para investigar esse tipo de crime. “Infelizmente todas as seccionais vivem essa realidade”, afirmou Amaral.
Na entrevista, ele também destacou ações da OAB/MS, como a “Caravana de Prerrogativas”, que visita as 31 subseções do Estado para identificar demandas e propor soluções, além da reestruturação de sedes e salas de apoio, com foco em jovens advogados.
O dirigente citou ainda parcerias com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, como a implantação do Sistema de Administração de Precatórios e ROPVs (SAPRE), que permite o cadastramento eletrônico desses processos, reduzindo o tempo de tramitação.
Sobre o cenário nacional, Amaral afirmou que o Brasil atravessa um momento de instabilidade institucional e defendeu que todos os Poderes respeitem a Constituição e as leis.
