Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
10 de outubro de 2025 - 18h10
DP-Barros---Parabens-MS
NEGÓCIOS & INOVAÇÃO

Campo Grande ganha núcleo colaborativo para fortalecer o mercado pet

Associação Comercial reúne 13 empresas para promover ações conjuntas de capacitação, inovação e representatividade no setor que mais cresce no país

10 outubro 2025 - 14h57Redação
ACICG lança núcleo para impulsionar o setor pet em Campo Grande com ações colaborativas, inovação e apoio técnico.
ACICG lança núcleo para impulsionar o setor pet em Campo Grande com ações colaborativas, inovação e apoio técnico. - (Foto: Divulgação)

O setor pet de Campo Grande, um dos que mais cresce no Brasil, acaba de ganhar um reforço inédito com a criação do Núcleo de Negócios Pet da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG). Lançado neste mês, o grupo é formado por petshops, clínicas veterinárias, serviços de banho e tosa, hospedagens e profissionais autônomos que buscam, juntos, fortalecer a cadeia produtiva local por meio de ações colaborativas.

Canal WhatsApp

O núcleo foi criado com o propósito de unir os empreendedores do setor, promover capacitações, rodadas de negócios, campanhas públicas e representação junto ao poder público. A proposta é criar um ambiente de desenvolvimento mútuo que gere impacto positivo nos negócios e contribua para a profissionalização do mercado pet campo-grandense.

“O objetivo da ACICG com este novo núcleo é unir forças e criar um ambiente colaborativo que gere resultados concretos para as empresas e para o mercado pet da cidade”, afirmou o presidente da entidade, Renato Paniago.

Empresas unidas pela inovação - Até agora, 13 empresas aderiram ao núcleo, que já realizou três encontros e iniciou a construção de um diagnóstico coletivo que vai nortear as próximas etapas. Fazem parte do grupo os empreendimentos Au-Q-Mia, Clínica Vet. e Pet Bourgelat, Deleon Clube Pet, Estilo Petshop, Flokinho Pet Shop, Help Lab Laboratório Veterinário, K9 Pet Center, PantaPet Indústria e Comércio, Totó Company - Clínica Veterinária, Studio Penha Junior, BelloVet Clínica Veterinária, Lilica Centro de Estética Animal e Paraíso Petz.

As empresas participantes contam ainda com o suporte técnico da consultora Simone Cortes, do projeto Brasil Sustentável, iniciativa idealizada pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com o Conselho Nacional dos Municípios (CNM) e o Sebrae.

“Em grupo conseguimos ampliar o conhecimento, trocar experiências e aproveitar melhor as ferramentas oferecidas pela ACICG. Além disso, as discussões nos ajudam a conhecer soluções que já existem no mercado, mas que muitas vezes não percebemos no dia a dia”, destacou Silvia Apodaca, do Studio Penha Junior.

Capacitação, feiras e adoção de pets - Entre as ações previstas pelo núcleo estão cursos de capacitação técnica e gerencial, workshops, campanhas de adoção, ações promocionais integradas, além de feiras e eventos com foco em inovação, tendências de mercado e aproximação com os consumidores.

A ACICG também pretende usar o núcleo como ponte de diálogo entre empresários e o poder público, visando melhorias na legislação, incentivos específicos e políticas de fortalecimento do setor.

“O Núcleo Pet surge como resposta à demanda por organização e representatividade em um setor que movimenta bilhões no país e já tem impacto significativo na economia de Campo Grande”, afirma Paniago.

Apoio técnico e fomento financeiro - Os integrantes do núcleo também terão acesso a consultorias especializadas e ao Projeto Empreender, que oferece subsídio financeiro de até 50% para propostas conjuntas que visem aumentar a competitividade de micro e pequenas empresas.

A expectativa é que, a partir da união e da cooperação entre os empreendedores, surjam soluções inovadoras e mais oportunidades de crescimento para todos os segmentos que compõem o mercado pet na cidade.

Um mercado em constante crescimento - O setor pet brasileiro movimentou R$ 63,5 bilhões em 2023, segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), com expectativa de crescimento acima de dois dígitos nos próximos anos. Campo Grande reflete esse movimento nacional, com o aumento constante de petshops, clínicas e serviços voltados ao bem-estar animal.

O Núcleo Pet da ACICG surge, portanto, como uma plataforma estratégica para conectar, qualificar e fortalecer os negócios locais, dando mais visibilidade ao setor e consolidando Campo Grande como polo regional do mercado pet.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas