Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
15 de outubro de 2025 - 18h31
DP-Barros---Parabens-MS
CRESCIMENTO

Novo PAC garante 27 obras em Mato Grosso do Sul, de creches a drenagem urbana

Cidades como Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas estão entre as beneficiadas por investimentos federais em áreas como educação, saúde e infraestrutura

15 outubro 2025 - 15h20Iury de Oliveira
Resolução do Novo PAC contempla municípios de Mato Grosso do Sul com 27 empreendimentos
Resolução do Novo PAC contempla municípios de Mato Grosso do Sul com 27 empreendimentos - (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Mato Grosso do Sul foi contemplado com 27 novos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), conforme a Resolução nº 11 do Comitê Gestor do programa, publicada nesta quarta-feira (15) no Diário Oficial da União. As ações abrangem diferentes áreas como educação, saúde, infraestrutura urbana e abastecimento de água, beneficiando diretamente dezenas de municípios do Estado.

Canal WhatsApp

Entre os empreendimentos estão a construção de creches e escolas de educação infantil, aquisição de ônibus escolares e ambulâncias do SAMU, obras de drenagem, contenção de encostas e implantação de sistemas de água para comunidades indígenas. Os projetos selecionados poderão receber recursos federais por meio de transferências obrigatórias da União para estados e municípios.

Drenagem e prevenção de desastres em grandes cidades - No eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes, Corumbá foi contemplada com obras de contenção de encostas, enquanto Três Lagoas receberá investimentos em macrodrenagem urbana. Em Campo Grande, está prevista a recuperação das drenagens do Rio Anhanduizinho, com foco na prevenção de desastres naturais.

Expansão da rede de saúde pública - Na área da saúde, os investimentos vão apoiar a ampliação do acesso a tratamentos de alta complexidade e emergências. A Capital será beneficiada com recursos para expandir o serviço de radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS). Já os municípios de Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas, Coxim e Anastácio receberão novas ambulâncias para renovar a frota do SAMU.

Educação infantil como prioridade - O eixo Educação, Ciência e Tecnologia prevê a construção de creches e unidades de educação infantil em Campo Grande, Ribas do Rio Pardo e Nioaque. Já o transporte escolar será reforçado em 14 cidades, com a entrega de ônibus escolares para Amambai, Antônio João, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Fátima do Sul, Jardim, Ladário, Miranda, Mundo Novo, Paranhos, Rio Negro, Sidrolândia, Sonora e Tacuru.

Água potável para comunidades indígenas - No eixo Água para Todos, o programa vai implantar sistemas simplificados de abastecimento de água e esgotamento sanitário voltados às comunidades indígenas em diversas regiões do Estado. A medida visa garantir o acesso a direitos básicos e promover dignidade a essas populações.

Próximos passos - As iniciativas contempladas passam a ser identificadas no Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP) pela Secretaria de Orçamento Federal, a partir das informações prestadas pela Secretaria-Executiva do Comitê Gestor do PAC. A relação completa dos projetos será disponibilizada no site oficial do programa.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas