senai
INFRAESTRUTURA

Nova estação de tratamento de esgoto entra na fase final e vai beneficiar região norte da Capital

Com capacidade para tratar 600 milhões de litros por ano, ETE Botas deve entrar em operação até o fim de 2025, ampliando cobertura já existente na Capital

31 julho 2025 - 10h00Iury de Oliveira
A prefeita Adriane Lopes realizou uma visita técnica na área que deve entrar em operação até o fim do ano
A prefeita Adriane Lopes realizou uma visita técnica na área que deve entrar em operação até o fim do ano - (Foto: Divulgação)

A nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Botas, localizada no Jardim Colúmbia, região norte de Campo Grande, está em fase final de construção e deve começar a funcionar ainda este ano. A estrutura será a terceira do tipo em operação na cidade e vai ampliar a capacidade de tratamento de esgoto da capital sul-mato-grossense, atendendo bairros como Nova Lima, Jardim Anache, Colúmbia e Vida Nova.

Canal WhatsApp

Na manhã desta quarta-feira (30), a área da nova estação recebeu uma visita técnica com a presença de autoridades municipais e representantes da Águas Guariroba, concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário da Capital. Durante a vistoria, foram apresentados detalhes sobre o funcionamento da unidade, que terá capacidade de tratar mais de 600 milhões de litros de esgoto por ano.

Cobertura de esgoto avança em Campo Grande - Com a entrada em operação da ETE Botas, a cidade reforça a posição de destaque nacional em saneamento. Campo Grande já alcança 94% de cobertura de esgoto, com 100% do material coletado sendo devidamente tratado. Esse avanço, segundo a concessionária, é resultado de um investimento contínuo iniciado há 25 anos.

Desde o início da atuação da Águas Guariroba em 2000, mais de 3.200 quilômetros de redes de esgoto foram implantados. Apenas nos últimos dois anos, 570 quilômetros foram construídos, conectando mais de 140 mil moradores à rede de esgotamento sanitário.

Nova ETE Botas, em fase final de construção, vai reforçar rede de esgoto da zona norte de Campo GrandeNova ETE Botas, em fase final de construção, vai reforçar rede de esgoto da zona norte de Campo Grande

ETEs garantem qualidade de vida e saúde pública - A nova estação vai complementar o sistema já existente na cidade, que atualmente conta com duas unidades em funcionamento: a ETE Los Angeles, inaugurada em 2008, e a ETE Imbirussu, que entrou em operação em 2012. Juntas, essas estações tratam atualmente cerca de 1.080 litros de esgoto por segundo.

De acordo com representantes da Águas Guariroba, cada real investido em saneamento básico pode gerar uma economia de até quatro reais em gastos com saúde pública, ao prevenir doenças relacionadas à falta de infraestrutura sanitária.

Marco do Saneamento já foi atingido pela Capital - Com os índices atuais, Campo Grande já cumpre as metas previstas pelo Marco Legal do Saneamento Básico, aprovado em âmbito federal. A legislação estabelece que todos os municípios brasileiros devem alcançar até 2033 a meta de 99% de abastecimento de água e 90% de coleta e tratamento de esgoto.

A capital sul-mato-grossense, no entanto, já atingiu essas metas desde 2024 — nove anos antes do prazo legal — consolidando-se como referência em políticas públicas de saneamento.

Investimento para o futuro da região norte - Segundo a diretoria da Águas Guariroba, a escolha pela implantação da ETE Botas na zona norte da cidade atende à demanda crescente por serviços de saneamento em bairros que vêm se expandindo. A estação moderna não só amplia a capacidade de tratamento, como também garante sustentabilidade ambiental e mais qualidade de vida para os moradores.

Durante a visita técnica, foi destacado o impacto positivo que a nova unidade trará para mais de 12 mil pessoas na região. Além disso, a ação reforça o compromisso da gestão pública e da concessionária com o desenvolvimento urbano e social da cidade.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop