fiems
NÍVEL CRESCENTE DO GUAÍBA

Nova cheia do Guaíba deve aumentar área de alagamento

O nível do Guaíba ultrapassou 5 metros e pode atingir 5,5 metros, causando preocupação de novos alagamentos.

13 maio 2024 - 20h02
Estratégias de contenção: Foram construídos reforços e diques de contenção para tentar conter as águas do Guaíba e mitigar os efeitos das cheias.
Estratégias de contenção: Foram construídos reforços e diques de contenção para tentar conter as águas do Guaíba e mitigar os efeitos das cheias. - (Foto: Mauricio Tonetto / Secom)

O nível do Guaíba em Porto Alegre alcançou 5 metros no início da tarde desta segunda-feira (13) e pode superar 5,5 metros nos próximos dias, segundo previsões. A área de alagamento, que já havia sido afetada na semana passada, provavelmente será inundada novamente, com possível expansão das águas. O prefeito Sebastião Melo aconselhou que os moradores não retornem às suas casas ainda e enfatizou a importância de acompanhar os alertas meteorológicos.

Canal WhatsApp

A prefeitura está organizando mais abrigos para acomodar a população desalojada, além dos que já estão em operação. Atualmente, Porto Alegre conta com oito estações de bombeamento de águas pluviais funcionando, e outras duas devem ser reativadas até amanhã. Estas estações são cruciais para o sistema de drenagem da cidade, especialmente após parte delas ter sido danificada pelas enchentes recentes.

Mauricio Loss, diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), mencionou que foram construídas contenções reforçadas ao longo do Guaíba e diversos diques de contenção pela cidade para lidar com a situação, embora seja difícil prever quando as águas recuarão completamente.

Os danos causados pelas inundações são extensos, com a prefeitura estimando um custo de mais de R$ 100 milhões para a limpeza da cidade. Esse valor cobrirá a remoção de lodo, desobstrução de canos e reparos gerais após a devastação causada pelas águas.

Mais de 157,7 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes em Porto Alegre, com 39,4 mil edificações danificadas e 1.081 quilômetros de vias públicas comprometidas.

Quanto ao abastecimento de água, Loss indicou que os motores da estação de tratamento de água do bairro Moinhos de Vento serão religados amanhã, com a expectativa de retomar o fornecimento até quarta-feira. Contudo, ele alertou que o aumento no nível do Guaíba pode atrasar esse processo.

O Dmae também anunciou que os 152 abrigos cadastrados pela prefeitura terão isenção no pagamento da conta de água até um mês após o encerramento do acolhimento, enquanto os moradores que se beneficiam da tarifa social não pagarão a conta de água pelos próximos seis meses.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop