aguas
Colunas

Notícias Militares

ENERGISA

Canal WhatsApp

Começa novo horário de atendimento do OPIP/9

O Órgão Pagador de Inativos e Pensionistas da 9ª Região Militar (OPIP/9), localizado em Campo Grande (MS), já estará em novo horário de atendimento a partir desta segunda-feira, dia 4 de fevereiro. De segunda à quinta-feira, o atendimento ao público será das 14h às 17 horas. Na sexta-feira o atendimento será das 8h30 às 11h30.

Período de alistamento militar

O alistamento deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, no período de 1º de janeiro a 30 de abril do ano em que o cidadão completar dezoito anos, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência. Caso o mesmo esteja residindo no Exterior deverá procurar os Consulados ou Embaixadas do Brasil.

O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e compreenderá, na mobilização, todos os encargos com a Defesa Nacional.

Ao término da seleção, realizada pela Comissão de Seleção (CS), o cidadão poderá ser designado para a prestação do Serviço Militar Obrigatório, em uma Organização Militar da Ativa, ser matriculado no Órgão de Formação de Oficiais da Reserva (CPOR/NPOR) caso possua o grau de escolaridade igual ou superior à 3ª série do Ensino Médio ou em um Tiro-de-Guerra.

Passagem de Comando do 9º B Sup

O 9º Batalhão de Suprimento (9º B Sup), localizado em Campo Grande-MS, está sob novo comando. No dia 30 de janeiro, o Tenente-Coronel Oswaldo Benedito Romão da Silva passou o comando para o Tenente-Coronel André Luiz Santos da Silva. A solenidade militar contou com a presença do Comandante Militar do Oeste, General de Exército João Francisco Ferreira e demais autoridades militares e civis.

O 9º Batalhão, denominado “Batalhão Guia Lopes” (em homenagem ao herói de guerra), foi criado em 1989. É uma unidade operacional subordinada à 9ª Região Militar, comandada pelo General de Brigada Antônio Maxwell de Oliveira Eufrásio. É responsável pela atividade logística de suprimento do Comando Militar do Oeste. Seus veículos de transporte de cargas deslocam- se pelas estradas da Região Centro-Oeste, percorrendo, mensalmente, um total de aproximadamente 5.300 km por veículo.

Como ingressar no Exército Brasileiro

De acordo com a idade e o nível de escolaridade, existem várias opções para homens e mulheres ingressarem no Exército, sejam como militares de carreira ou temporários. Para o militar de carreira (oficial ou sargento), o ingresso só é possível mediante a aprovação em concurso público, de âmbito nacional, para uma das Escolas de Formação.

O militar, dessa forma, cria um vínculo com a Instituição. O concurso consta de prova intelectual, teste físico e exame médico. Já o militar temporário (oficial ou sargento) permanece no Exército por um período de tempo delimitado, previamente definido. Findo o limite máximo do tempo de serviço, o militar passa para a reserva não remunerada.

O ingresso é por meio de uma seleção conduzida pelas Regiões Militares, que estabelecem o período e as vagas para cada área de interesse. Mais esclarecimentos podem ser obtidos no site oficial do Exército Brasileiro www.exercito.gov.br.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas