Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
04 de outubro de 2025 - 14h10
pmcg
INTERNACIONAL

Sanae Takaichi promete fortalecer aliança com os EUA e conter inflação no Japão

Nova líder do Partido Liberal Democrata deve se tornar a primeira mulher primeira-ministra do país e já sinaliza parceria com o Banco do Japão e política econômica expansionista

4 outubro 2025 - 11h10Laís Adriana
Sanae Takaichi faz dicurso na largada da campanha para liderança do PDL
Sanae Takaichi faz dicurso na largada da campanha para liderança do PDL - (Foto: Franck Robichon/AFP)

A recém-eleita presidente do Partido Liberal Democrata (LDP), Sanae Takaichi, prometeu neste sábado (4) intensificar a aliança com os Estados Unidos e adotar medidas econômicas imediatas para conter a alta dos preços no Japão. Com a maioria do LDP na câmara baixa, Takaichi deve se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do país.

Canal WhatsApp

Em coletiva de imprensa após sua vitória na disputa interna do partido, Takaichi destacou que sua "prioridade máxima" será reforçar os laços com Washington. Ela declarou que respeita todos os acordos estabelecidos com os EUA durante a gestão de Shigeru Ishiba, a quem sucede na liderança do LDP, mesmo tendo sido crítica das negociações na época.

Além da parceria com os americanos, a provável premiê também mencionou a necessidade de ampliar a cooperação com países da região do Indo-Pacífico, como Coreia do Sul, Austrália e Filipinas, para garantir estabilidade geopolítica e econômica na região.

No campo doméstico, Takaichi afirmou que o combate à inflação será uma prioridade imediata e revelou planos para cortar impostos e aumentar subsídios. No entanto, sinalizou que sua política econômica será conduzida com "prudência fiscal". Ela também reforçou o papel do Banco do Japão (BoJ) na execução da política monetária, afirmando que o governo tem responsabilidade pela estratégia, mas que o BoJ deve atuar com flexibilidade, considerando a fragilidade econômica e os baixos avanços salariais.

Figura ultraconservadora e próxima do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, Takaichi é defensora do expansionismo fiscal e admiradora da ex-premiê britânica Margaret Thatcher. Sua trajetória política inclui visitas frequentes ao polêmico Santuário Yasukuni, símbolo do militarismo japonês durante a Segunda Guerra Mundial — gesto que costuma gerar reações negativas da China e da Coreia do Sul.

Questionada sobre as possíveis tensões diplomáticas que essas visitas provocam, Takaichi minimizou o impacto e disse que pretende "demonstrar respeito aos mortos pela guerra e rezar pela paz".

“Agora que o LDP tem sua primeira presidente mulher, o cenário mudará um pouco”, afirmou Takaichi ao assumir simbolicamente a cadeira da presidência do partido. Sua indicação para o cargo de primeira-ministra será submetida ao parlamento nos próximos dias.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas