
Robyn Rihanna Fenty,conhecida simplesmente por Rihanna, nasceu em 20 de Fevereiro de 1988, na ilha caribenha de Barbados, em Saint Michael. A diva do pop começou a cantar aos nove anos no ensino primário, e foi descoberta aos 15 anos por Evan Rogers e Carl Sturken, conhecidos por produzirem estrelas como Christina Aguilera, Laura Pausini e Kelly Clarkson.

Em 2004, ganhou um concurso de beleza onde foi nomeada "Miss Combermere", após ter feito uma atuação interpretando a música da cantora Mariah Carey "Hero". A gravação foi enviada para Jay-Z, na altura vice-presidente da Def Jam Recordings, que quis imediatamente assinar contrato com a cantora e a lançou em 2005 com o seu primeiro álbum de estúdio 'Music of the Sun'.
A cantora já vendeu mais de 54 milhões de álbuns e 210 milhões de singles, e em 2011 foi considerada a artista de todos os tempos que mais vendeu a nível digital. Rihanna conseguiu colocar treze singles no topo da Billboard Hot 100, sendo a artista feminina com mais topos atingidos desde no início da década de 2000 e do século XXI.
Separamos os cinco vídeos com os singles de maior sucesso:
Outras facetas
Além de cantora, Rihanna é compositora, coprodutora, dançarina, modelo, designer de moda, autora, atriz, empreendedora tendo feito ainda a sua própria marca de guarda-chuvas, após o lançamento do single "Umbrella". Também foi convidada para desempenhar personagens no cinema, nomeadamente em Mama Black Widow, embora o projeto tenha sido cancelado. Foi ainda indicada para o remake de The Last Dragon, protagonizado por Samuel L. Jackson. Sua estreia no cinema se dê através da participação no filme Battleship, em 2012.
Violência doméstica
No dia 8 de Fevereiro de 2009, Rihanna iria fazer uma atuação na cerimónia do 51st Grammy Awards. No entanto, não compareceu por supostamente ter sofrido um acidente de viação.
Horas depois foi dada a notícia de que Chris Brown, namorado a quase um ano, teria agredido Rihanna, recorrendo a socos, pontapés e mordidas. Informações surgiram após a cantora ter sido levada ao hospital.
Uma investigação foi aberta para apurar o que realmente havia acontecido naquela noite. Em 5 de Março, Chris Brown teve a sua primeira audiência, e foi julgado por agressão. Mas, o advogado da cantora afirmou que ela não queria qualquer tipo de proteção em relação a distancia preventiva.
Em maio de 2009, fotos da cantora nua teriam sido colocadas na Internet. No decorrer do mês foram colocadas fotos constrangedoras do cantor, acusado de agredir Rihanna. No final do mês, o cantor confessou que tinha agredido a ex-namorada, sendo condenado a cinco anos de liberdade condicional e seis meses de trabalhos comunitários. Foi ainda advertido que seria condenado a quatro anos de prisão em regime fechado caso não cumprisse o acordo no tribunal e não mantivesse a distância mínima de cinquenta metros da cantora.
Em Julho daquele ano, Chris Brown, pediu desculpas à ex-namorada pela agressão num vídeo colocado no seu canal oficial no YouTube. No mês seguinte, o cantor teve de voltar ao tribunal para recorrer à sentença.
A cantora falou pela primeira vez publicamente sobre o caso no programa Good Morning America, em 5 de Novembro de 2009. Passados meses da agressão, depois do julgamento e sentença, Rihanna afirmou estar bem e recuperada, mas que foi difícil e o fato fez com que ela acordasse de forma diferente.
