
A manhã deste sábado, 9, começou com cenário típico de inverno em algumas localidades do Rio Grande do Sul: neve e temperaturas próximas de zero. A chegada de uma intensa massa de ar polar já havia elevado a expectativa para a ocorrência do fenômeno, que se confirmou nas regiões mais altas do estado.

Em Cambará do Sul, a cerca de 185 km de Porto Alegre e conhecida por seus cânions e serras, os termômetros marcaram cerca de 2°C e os moradores puderam presenciar a precipitação invernal. Situada a mais de mil metros de altitude, a cidade é uma das que registram as temperaturas mais baixas no estado.
Segundo veículos de imprensa locais, São José dos Ausentes teve a menor temperatura do dia, com mínima de 0,4°C. Vacaria ficou próxima, com 0,6°C, enquanto Palmeira das Missões registrou 1,1°C.
A Defesa Civil estadual confirmou a ocorrência de neve em alguns municípios, mas informou que, até o momento, não houve registro de transtornos relacionados ao fenômeno.
A Climatempo prevê que a massa de ar polar permaneça sobre o Sul do país até, pelo menos, a próxima quarta-feira (13), ganhando força a partir de domingo (10). No início da semana, o frio também deve atingir o centro-sul do Brasil, incluindo áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, onde há possibilidade de temperaturas abaixo de 10°C em diversas cidades.
