
Uma forte nevasca atinge o Monte Everest, no Tibete, desde a última sexta-feira (3), e deixou centenas de pessoas presas na região. As condições climáticas extremas dificultaram o acesso às trilhas, mas parte dos alpinistas e turistas já foi resgatada, segundo informações da televisão estatal chinesa (CCTV) divulgadas neste domingo (5).

De acordo com o balanço oficial, pelo menos 350 pessoas foram retiradas em segurança, enquanto as autoridades chinesas mantêm contato com outras 200 que ainda aguardam ajuda nas áreas mais afetadas pela tempestade.
A agência Jimu News, veículo local de notícias, estima que cerca de mil pessoas possam ter ficado presas nas encostas da montanha. Os resgates estão sendo realizados em etapas, com apoio de equipes especializadas e moradores da região, que ajudam na remoção da neve que bloqueia o acesso às trilhas.
Outubro é tradicionalmente um mês de alta temporada para visitantes e escaladores no Everest, quando o clima costuma ser mais estável. No entanto, a nevasca surpreendeu os turistas durante o feriado de oito dias do Dia Nacional da China, período que atrai milhares de pessoas ao local.
As autoridades reforçaram os alertas de segurança e pediram que novos grupos adiem expedições e caminhadas na região até que as condições meteorológicas melhorem.
A nevasca, registrada a cerca de 4,2 mil metros de altitude, provocou acúmulo intenso de neve nas trilhas e risco de deslizamentos, o que torna o trabalho das equipes de resgate ainda mais delicado.
