Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
04 de dezembro de 2025 - 13h52
segov ipva
REAÇÃO

Nelsinho Trad propõe PEC para mudar impeachment de ministros do STF

Senador do PSD de MS defende que cidadãos possam pedir cassação após liminar do STF

4 dezembro 2025 - 13h26Redação
Nelsinho Trad quer devolver ao cidadão o direito de denunciar ministros do STF e propõe PEC para proteger equilíbrio entre os Poderes.
Nelsinho Trad quer devolver ao cidadão o direito de denunciar ministros do STF e propõe PEC para proteger equilíbrio entre os Poderes. - (Foto: Divulgação)

Na última quartafeira (03 de dezembro), o Senado reagiu com preocupação à decisão do STF que restringiu pedidos de impeachment de ministros da Corte, condicionandoos à atuação exclusiva do ProcuradoriaGeral da República (PGR). Diante disso, Nelsinho Trad declarou que vai assinar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para alterar a lei vigente e permitir denúncias populares novamente.

Canal WhatsApp

O senador afirmou que a legislação atual, a Lei 1.079/1950, precisa ser revista para garantir participação cidadã. Ele explicou que quem propõe leis e define regras é o Legislativo, e que as liminares do Judiciário não devem sobrepor essa prerrogativa do Congresso.

A liminar do STF suspendeu trechos da Lei 1.079/1950. Com ela, apenas o PGR poderia apresentar denúncias contra ministros. A mudança eliminou a possibilidade de denúncias de cidadãos comuns e alterou o quórum exigido para aprovar denúncia no Senado.

Para Nelsinho Trad, a reação a essa decisão é urgente e legítima. Ele enfatiza que uma PEC é o caminho correto para restaurar o equilíbrio entre os poderes.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop