segov-bemfeito
NOVIDADE PARA A BELEZA

Marca brasileira de cosméticos usa propriedades de ativos naturais da Amazônia

Natura Ekos apresenta portfolio de produtos à base de Murumuru, que auxilia na reconstrução da fibra capilar.

13 novembro 2015 - 10h29Da redação com informações da assessoria
Assessoria
Comper

Natura Ekos revela a vocação natural de um surpreendente ativo da biodiversidade amazônica, o murumuru. A principal inovação da linha Natura Ekos é o lançamento de produtos para cabelo com manteiga de Murumuru, que possui alta afinidade com a fibra capilar e propriedades singulares para recuperação dos fios. Nos laboratórios da Natura, foi criado um portfólio completo para o tratamento dos cabelos danificados, com benefícios comprovados.

As fórmulas com alta concentração de manteiga de murumuru reparam e repõe a massa perdida dos fios. A reconstrução dos fios danificados é percebida desde a primeira aplicação, de acordo com 90% das consumidoras entrevistadas em pesquisa sensorial realizada pelo Ibope. Além disso, 96% das entrevistadas sentiram que os produtos reconstruíram os fios de seus cabelos, dando nova condição ao fio.

“As sementes do murumuru guardam uma poderosa manteiga que possui dupla ação: capaz de penetrar profundamente na fibra capilar, preenchendo as fissuras e alinhar as cutículas, devolvendo sua elasticidade natural”, explica Alessandro Mendes, diretor de desenvolvimento de produtos da Natura.

O murumuru é uma palmeira alta e por ser repleta de espinhos não era comercializada. Assim, costumava ser derrubada e queimada para dar lugar ao cultivo do açaí. Seus frutos só são colhidos pelas comunidades quando ficam maduros e caem no chão. A polpa se torna alimento para os animais da floresta, e da semente é extraída uma poderosa manteiga de cor amarelada.

O uso de sua semente como matéria-prima cosmética possibilita o manejo sustentável da espécie, com geração de valor que reverte a lógica do desmatamento. O manejo do ativo é feito por comunidades agroextrativistas na região do Médio Juruá, no Amazonas, berço da linha Natura Ekos e com a qual a Natura se relaciona há 15 anos desde o lançamento da marca.

O lançamento da marca é fruto do Programa Amazônia, estabelecido em 2011, por meio do qual a Natura busca o fortalecimento das comunidades tradicionais da Amazônia e investe em um modelo de desenvolvimento que assegura a floresta em pé.

Portfólio completo para tratamento dos fios

Para os cuidados diários, Shampoo e Condicionador limpam e hidratam os fios, reduzindo os danos. Para proteção dos fios, a linha traz a Pasta Pré-Shampoo enriquecida com proteínas, que condiciona e forma um escudo protetor, evitando a quebra dos fios. Para finalização, o Creme para Pentear deixa os fios menos quebradiços e repara as pontas duplas.

Já para tratamento profundo, a linha oferece três produtos: a Ampola, a Máscara e a Manteiga Concentrada que reconstroem profundamente os cabelos, pois penetram no interior da fibra capilar e preenchem as fissuras dos fios, além de selar e alinhar as cutículas. Tratamento perfeito para os fios que passam frequentemente por processos químicos, como alisamento e tintura.

Para cabelos precisando de um tratamento intensivo de reconstrução, pode-se usar a Manteiga Concentrada em conjunto com a Máscara. Juntos, os dois produtos aumentam significativamente a espessura do fio, deixando o fio reconstruído, macio e saudável.

Embalagens ecoeficientes

A sustentabilidade permeia toda a cadeia produtiva da linha e chega até as embalagens. O Shampoo de Natura Ekos Murumuru, por exemplo, possui frasco com 100% de material reciclado pós-consumo. Já o pote da Máscara de Natura Ekos Murumuru é composto por50% de PET reciclado pós-consumo e 50%PET Verde 30, que possui em sua composição 30% de material de origem vegetal renovável.

Sobre Natura Ekos

Há quinze anos Natura Ekos inovou o mercado brasileiro com um novo modelo de negócio sustentável, que produz riqueza para todos ao promover o desenvolvimento socioambiental por meio de uma rede que conserva a floresta em pé, conecta o homem à natureza com produtos que despertam os sentidos e são feitos com ativos de benefícios comprovados pela tradição e pela ciência.

Muito além da relação do consumidor final com os produtos inovadores, o modelo valoriza a floresta em pé e a sustentabilidade dos seus povos e estabelece vínculos por meio de oportunidades de negócios socialmente justos, ambientalmente corretos e economicamente viáveis, capazes de gerar benefícios para todos. Os três pilares que norteiam os lançamentos de Natura Ekos são inovação verde, rede empreendedora e valorização do conhecimento tradicional e cultural da região Amazônica.

Banner Whatsapp Desktop