
A Nasa cancelou nesta quinta-feira (8) a primeira caminhada espacial do ano, após um problema médico envolvendo um dos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). O caso, cuja natureza não foi detalhada, levou a agência a considerar a possibilidade de encerrar a missão antes do previsto.
De acordo com comunicado oficial, o astronauta afetado, cuja identidade não foi divulgada, está estável, e a equipe médica da Nasa segue monitorando seu quadro. A porta-voz da agência, Cheryl Warner, afirmou que o protocolo de segurança foi acionado imediatamente após o incidente. “Realizar nossas missões com segurança é nossa maior prioridade”, declarou.
A tripulação, formada por quatro astronautas, americanos, japoneses e russos, está a bordo do laboratório orbital desde agosto de 2025, quando foi lançada a partir da Flórida (EUA). A missão previa uma série de atividades externas para manutenção de equipamentos e testes científicos.
Segundo a Nasa, uma nova atualização sobre o estado de saúde do astronauta e a decisão sobre o retorno antecipado da tripulação deve ser divulgada nas próximas 24 horas.

