
A manhã de sábado (29) começou movimentada na escola municipal Profª Maria Regina de Vasconcelos Galvão, no Parque Novo Século, região da Homex. O Mutirão Todos em Ação levou moradores de diferentes bairros ao local, transformando a unidade escolar em um grande ponto de atendimento comunitário. Realizado em parceria com o Natal dos Sonhos, o evento ofereceu mais de 300 serviços gratuitos e criou um ambiente de convivência para famílias de toda a região do Anhanduizinho.
Entre os participantes estava Maria Vitória, de 14 anos. Moradora da Homex e aluna da escola, ela aproveitou o sábado para cuidar da saúde e buscar encaminhamentos médicos que não havia conseguido durante a semana. “Vou passar pelo clínico geral. Estudo nessa escola e trouxe minha família. Aqui quero pedir encaminhamentos para exames”, contou.
A mãe dela, Glória Espanha, também participou do mutirão ao lado das seis filhas, de 2 a 16 anos. Há mais de dez anos vivendo na Homex, depois de deixar o Paraguai, ela descreveu o evento como uma oportunidade de unir cuidado e lazer. “Trouxe minhas seis filhas. Elas têm 16, 14, 12, 10, 6 e 2 anos. Todas estudam, e essa é uma oportunidade até de passear, ver coisas diferentes. Achei todas as ações excelentes. Vamos esperar pelo Papai Noel”, disse.
Os atendimentos de saúde foram alguns dos mais procurados. O médico que avaliou Maria Vitória destacou o impacto de ações que levam o serviço para perto de quem mais precisa. “É diferente do dia a dia em consultório. É uma população mais carente, em que a gente pode ajudar com esses atendimentos, orientação e pedir exames de acompanhamento. Aqui o interessante é que o paciente, às vezes, não consegue atendimento no dia de semana. É muito gratificante”, comentou.
A procura também foi grande nos espaços da SAS (Secretaria de Assistência Social). João Coimbra, morador do bairro Los Angeles, esteve no mutirão para esclarecer dúvidas sobre o Cadastro Único. “Eu vou tentar fazer. Vim mais para tirar dúvidas!”, explicou.
Um dos momentos mais emocionantes do evento aconteceu na área da Emha (Agência Municipal de Habitação), onde moradores receberam contratos habitacionais aguardados há anos. Entre eles estava Maria Bonifácia de Oliveira, de 76 anos, que vive na Homex há cinco anos. “Moro aqui na Homex faz cinco anos. A entrega desse contrato é um sonho realizado”, afirmou, visivelmente emocionada.
O sentimento de conquista também marcou o depoimento de Claudete dos Santos, outra beneficiada. “São projetos que estavam na mão de Deus. E agora com o contrato em mãos, fica muito mais fácil. Todas as pessoas que moram aqui estão realizando esse sonho”, disse.
O clima de celebração aumentou com a chegada do Papai Noel, que distribuiu brinquedos e garantiu ainda mais alegria às crianças. (Foto: Elias Campos)A prefeita Adriane Lopes acompanhou a ação e destacou o objetivo do mutirão, que encerrou ali sua última edição do ano. “Os secretários saem de seus gabinetes e vão ao bairro ouvir e olhar nos olhos da população. Essas demandas servem para nortear as próximas ações da Prefeitura. Essa é a última edição deste ano, e em março de 2026, o projeto retoma as atividades”, afirmou.
