
Saiba Mais
- ENERGIA SUSTENTÁVEL
Hidrogênio verde trava na Câmara após resistência da Fazenda a incentivo tributário
- HIDROGÊNIO VERDE
Brasil tem oportunidade única de ser potência em hidrogênio verde, diz presidente da Vale
- DESENVOLVIMENTO
Empresários se reúnem para debater uso de hidrogênio verde na indústria em Três Lagoas
O empresário australiano Andrew Forrest, presidente da Fortescue, uma das principais mineradoras globais sediada na Austrália, revelou nesta quinta-feira (9) seus planos de investir US$ 5 bilhões em um projeto dedicado à produção de hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará. A notícia foi anunciada durante um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas.

O projeto tem potencial para produzir 837 toneladas de hidrogênio verde por dia, com o uso de 2.100 MW de energia renovável. Segundo informações do governo federal, a iniciativa tem estimativa de gerar cerca de cinco mil empregos na fase de construção.
No último mês de outubro, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou o Estudo de Impacto Ambiental apresentado pela Fortescue para implantação da planta de hidrogênio verde e autorizou a emissão, por parte da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), da licença prévia. A empresa foi a primeira a chegar nessa fase.
Hidrogênio Verde
Considerado “o combustível do futuro”, o hidrogênio verde é um tipo de fonte de energia produzida e transportado sem o uso de combustíveis fósseis ou de outros processos prejudiciais ao meio ambiente.
