bonito
CAPACITAÇÃO

Em Campo Grande, 50 mulheres concluem curso e recebem certificado

Programa Mulheres Mil ajuda 50 moradoras a se prepararem para o mercado de trabalho em Campo Grande

15 julho 2025 - 17h14
Em Campo Grande, 50 mulheres concluem curso e recebem certificado
Em Campo Grande, 50 mulheres concluem curso e recebem certificado - (Foto: Ana Paula Fernandes)

O que começou como uma oportunidade virou motivo de comemoração. No bairro Jardim Canguru, em Campo Grande, 50 mulheres receberam, nesta terça-feira (15), o certificado de conclusão do curso de assistente administrativa. Elas participaram do programa Mulheres Mil, que tem como objetivo ajudar mulheres a se prepararem melhor para conseguir um emprego.

Canal WhatsApp

O curso foi oferecido pela Escola Funsat (Fundação Social do Trabalho), com aulas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro. Todas as participantes que começaram o curso terminaram, o que não é comum em formações longas.

Foram 160 horas de aula com atividades práticas e conversas sobre como se organizar, se valorizar e acreditar no próprio potencial. A turma foi formada por moradoras de vários bairros da cidade, de diferentes idades, e muitas nunca tinham feito um curso profissional antes.

Histórias de mudança - Iraci Rodrigues Lelis, de 54 anos, disse que não estudava havia mais de 30 anos. “Esse certificado vai abrir portas. Eu me redescobri e quero continuar aprendendo”, contou.

Rosa Maria de Souza, de 50 anos, também saiu do curso com novas ideias. “Agora quero fazer aula de informática e seguir nos cursos. Essa formação foi um recomeço para mim.”

Já Sany Rodrigues da Silva, de 49, sonha com uma vaga de trabalho formal. “Aprendi muito e hoje me sinto mais confiante para procurar emprego.”

Tatiana Almeida, de 46 anos, enfrentou um desafio extra: morava a mais de 10 km do local das aulas. “Tive que me organizar, mas cada dia valeu a pena. Eu não queria desistir.”

Entre as mais jovens, Fátima Vitória de Souza Cesário, de 20 anos, chegou há pouco tempo em Campo Grande, vinda do interior do Paraná. “Esse curso foi uma chance de começar bem na cidade. Aprendi mais do que esperava.”

Emprego mais perto - No dia da formatura, a Funsat levou também o Emprega CG, serviço que oferece vagas de trabalho. Quem estava no evento pôde atualizar o currículo e até sair com carta de encaminhamento para entrevistas.

Izabelli Vitória da Silva Soares, de 18 anos, foi uma delas. “Já consegui emprego assim antes. Agora me candidatei de novo. É bom ter esse serviço no nosso bairro.”

Thais Slomp, de 33 anos, moradora do Paulo Coelho Machado, também aproveitou a oportunidade. “Eles não vêm todo dia. Me inscrevi em vagas que têm a ver com o que já fiz.”

E vem mais por aí - A Funsat continua com as ações de emprego nos bairros. Nesta quarta-feira (16), acontece mais uma edição da “Super Quarta”. O evento será das 13h às 16h, na sede da fundação, na Rua 14 de Julho, nº 992, Vila Glória.

Analistas de recursos humanos de três empresas estarão no local: Steribio Esterilização, Grupo Mais Farmácias e Supermercado Pires.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 4042-0585, ramal 5841.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop