
O fim de semana começa com tempo firme e predomínio de sol em Mato Grosso do Sul. Sem previsão de chuva, o Estado será influenciado por um sistema de alta pressão atmosférica, que mantém o céu limpo e inibe a formação de nuvens nos próximos dias.

Neste sábado, o dia amanheceu com céu aberto e temperaturas amenas em Campo Grande, que registrou 16°C nas primeiras horas da manhã. Ao longo do dia, os termômetros devem subir, com máxima prevista de 26°C na Capital. A umidade relativa do ar segue em queda, podendo variar entre 20% e 40%, o que exige atenção redobrada com a hidratação e saúde.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o calor aumenta gradativamente em diversas regiões do Estado, com máximas entre 26°C e 30°C nas regiões norte, nordeste, sudoeste e pantaneira. Nas primeiras horas do dia, principalmente na região sul, os termômetros podem marcar entre 8°C e 14°C.
As temperaturas em outras cidades também seguem em elevação durante o dia: Mundo Novo deve atingir 24°C; Dourados e Ponta Porã, 26°C; Paranaíba e Bataguassu, 27°C; Selvíria, Água Clara e Três Lagoas, 28°C; Chapadão do Sul, 29°C; Porto Murtinho, 30°C; e Aquidauana, Coxim, Corumbá e Sonora, 31°C.
Apesar do clima seco e quente durante o dia, os próximos 10 dias devem manter o padrão de tempo estável, sem previsão de chuvas significativas em nenhuma região do Estado. Nas regiões sul, cone-sul e Grande Dourados, as mínimas devem variar entre 9°C e 11°C, com máximas entre 21°C e 25°C — podendo, pontualmente, haver registros abaixo dos 8°C.
Nas regiões sudoeste e pantaneira, são esperadas mínimas entre 10°C e 17°C, com máximas de até 30°C. Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem variar entre 12°C e 14°C nas mínimas, e entre 23°C e 28°C nas máximas.
Os ventos predominam do quadrante leste, com velocidades que variam entre 40 e 60 km/h. Em alguns momentos, há possibilidade de rajadas mais intensas, ultrapassando os 60 km/h.
A previsão é de sol com variação de nebulosidade em algumas áreas e possibilidade de neblina ao amanhecer, causada pela entrada de ventos úmidos vindos do oceano Atlântico.
Previsão do tempo de hoje (5) em Mato Grosso do Sul
