
O Governo de Mato Grosso do Sul segue ampliando suas iniciativas em áreas essenciais como saneamento básico e meio ambiente. Na manhã desta segunda-feira (7), o governador Eduardo Riedel reuniu-se com representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para discutir possíveis investimentos no estado, incluindo o financiamento de novos projetos de infraestrutura e sustentabilidade.
O Governo de Mato Grosso do Sul segue ampliando suas iniciativas em áreas essenciais como saneamento básico e meio ambiente
Uma das propostas apresentadas durante o encontro foi o Projeto Pantanal, que envolve o pagamento por serviços ambientais. Segundo Jaime Verruck, secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o projeto ainda está em fase de desenho, mas poderá ser submetido à AFD para análise de viabilidade financeira. “Vamos verificar se o projeto se enquadra nas possibilidades de financiamento da agência e, além disso, também encaminharemos para a Sanesul e MS Ambiental para projetos de saneamento e água”, afirmou Verruck.
A AFD é uma agência francesa especializada em financiamento de projetos voltados ao desenvolvimento sustentável, com foco em infraestrutura, saneamento e mitigação climática. No Brasil, a agência já atua em diversas regiões, inclusive em Dourados, por meio de recursos do Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata).
Durante o encontro, Verruck destacou o interesse da AFD em financiar projetos relacionados à mitigação e adaptação climática, além de saneamento básico. “Eles têm grande interesse em apoiar a expansão dos projetos de saneamento no estado e estamos preparados para apresentar o que já temos, incluindo a parceria público-privada (PPP) que está em andamento na área de saneamento”, explicou o secretário.
Parceria internacional para desenvolvimento sustentável - A parceria entre Mato Grosso do Sul e a AFD é vista como uma oportunidade para acelerar a implementação de projetos estratégicos, tanto na área ambiental quanto em infraestrutura. Com uma linha de financiamento voltada à mitigação climática, a AFD pode ajudar a fortalecer a gestão de recursos hídricos e ampliar os serviços de saneamento no estado, beneficiando diversos municípios.
“A apresentação da agência e suas oportunidades de financiamento para Mato Grosso do Sul abre portas para avançarmos em áreas prioritárias, sempre com foco no desenvolvimento sustentável”, finalizou Verruck.

