
Mato Grosso do Sul marca presença mais uma vez na Festuris 2025 – Feira Internacional de Turismo, que acontece de 6 a 9 de novembro, no Centro de Feiras e Eventos Serra Park, em Gramado (RS). A feira, uma das maiores vitrines de negócios turísticos das Américas, reúne destinos e profissionais do setor de turismo em um ambiente voltado à geração de negócios e promoção de experiências.
Com foco em ecoturismo, sustentabilidade, inclusão e gastronomia, o estande de Mato Grosso do Sul foi projetado para reforçar a identidade do estado como referência nacional em turismo de natureza e destino autêntico e acolhedor. A participação também busca consolidar a imagem de MS no mercado nacional e internacional, ampliando conexões com o trade e abrindo espaço para novas parcerias e iniciativas.
“Como todo ano, a Festuris fecha o ciclo de eventos do turismo e não poderíamos deixar de estar presentes em uma das principais feiras nacionais. Vamos promover e divulgar Mato Grosso do Sul para o mercado brasileiro e para o público da região Sul, que é um dos principais emissores para os destinos de MS”, destaca Breno Amorim, diretor de Promoção e Mercado da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS).
Ativações de Mato Grosso do Sul na feira
Diversidade, acessibilidade e hospitalidade no turismo
No espaço LGBT+ Diversidade / Acessibilidade, o estado terá uma mesa de atendimento especializada e apresentará uma exposição de 20 minutos sobre ações inclusivas e experiências acolhedoras em Bonito, Pantanal e Campo Grande, reforçando o compromisso com um turismo plural e acessível.
Projeto musical Pantanal JAM: sons da natureza em harmonia com arte
Um dos grandes destaques da participação de MS é o lançamento nacional do projeto “Pantanal JAM – Canções com sons da natureza”, iniciativa que une artistas e os sons naturais do Pantanal — como o canto de aves, o som das águas e os ventos — em produções musicais autorais. O projeto foi lançado no exterior, durante o Visit Brasil Gallery – Pantanal, promovido pela Embratur em Nova Iorque, e chega à Festuris como exemplo de inovação criativa ligada à biodiversidade regional.
Arara-azul ganha espaço interativo no estande
O tradicional Projeto Arara Azul, referência em conservação ambiental, será representado por uma instalação cenográfica no estande sul-mato-grossense. O espaço traz um pilar que simula o tronco de uma árvore com um ninho artificial de arara-azul, símbolo da fauna pantaneira. Os visitantes poderão acessar conteúdos interativos por meio de um QR Code, direcionando ao site oficial do Instituto Arara Azul, que destaca ações de proteção à espécie.
Estação Carbono Neutro: compromisso com o meio ambiente
Reforçando a pauta ambiental, o estande de Mato Grosso do Sul será carbono neutro, com compensação de até 15 toneladas de CO. A ação integra o Programa Selo Carbono Neutro, que neutraliza emissões geradas pelo deslocamento da equipe e pelo funcionamento do estande durante os quatro dias do evento.
Gastronomia pantaneira em evidência no Cooking Show
Outro grande atrativo será o espaço Cooking Show – Sabores de Mato Grosso do Sul, com duas apresentações diárias (às 15h e às 18h), conduzidas pelos chefs Juanita, Marcílio Galeano e Lucas Caslu. No cardápio, receitas autorais que expressam a cultura culinária sul-mato-grossense, como o steak tartare de carne de sol, o sashimi pantaneiro, o caldo de piranha, a paçoca de carne de sol com espuma de Queijo Nicola e o doce de leite do Rio da Prata. A proposta é valorizar ingredientes locais e tradições que tornam a culinária do estado uma das mais ricas e originais do Brasil.
Festuris: tradição e geração de negócios
Com mais de 30 anos de história, a Festuris é hoje o maior evento B2B do setor turístico no Brasil. Em 2024, reuniu 53 destinos internacionais e consolidou-se como uma das principais feiras em geração de negócios para o turismo brasileiro. A edição de 2025 reforça a busca por inovação, regionalização e sustentabilidade no setor, pilares com os quais Mato Grosso do Sul tem alinhado suas estratégias de promoção.

