
Mato Grosso do Sul alcançou a 2ª posição nacional no pilar Capital Humano do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O resultado, divulgado na última quarta-feira (27), marca uma evolução em relação ao 3º lugar obtido no ano passado, reafirmando o Estado como um dos mais preparados do Brasil em termos de produtividade, formalização do emprego e qualificação profissional.

De acordo com os indicadores do CLP, MS ocupa a 2ª posição em produtividade do trabalho, 5ª em formalidade e 6ª em qualificação dos trabalhadores. A redução na desocupação de longo prazo (11 posições a mais) e a diminuição da subocupação por insuficiência de horas (4 posições a mais) também são avanços notáveis. No entanto, o principal desafio do Estado segue sendo a ampliação do ensino superior, onde Mato Grosso do Sul ocupa a 20ª posição.
Esses números também estão alinhados com os dados mais recentes do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que mostram o Estado entre os líderes na criação de empregos formais, com mais de 26,7 mil vagas abertas de janeiro a julho de 2025, marcando um crescimento de 4,2% em relação ao ano anterior.
Governo de MS já ofertou mais de 250 mil vagas em qualificação para a população sul-mato-grossense, lembra o secretário-executivo Esaú Aguiar
Segundo o secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Esaú Aguiar, o avanço no Ranking de Competitividade 2025 reflete o trabalho conjunto do Governo do Estado, por meio de programas como MS Qualifica, Sequalit e Funtrab, além da colaboração com municípios e instituições do Sistema S.
“Esse resultado é fruto da integração de diversos entes que trabalham juntos para promover a mobilidade social por meio da qualificação profissional. Já foram ofertadas mais de 250 mil vagas em cursos de qualificação para a população sul-mato-grossense, o que tem gerado impacto direto na melhoria da renda e no desenvolvimento do Estado”, destacou o secretário.
Esaú também mencionou a influência da industrialização de Mato Grosso do Sul no avanço dos indicadores, ressaltando a importância da qualificação alinhada às novas demandas dos empreendimentos em andamento. Ele ressaltou a cooperação entre o Estado e os municípios, que têm se empenhado em identificar suas necessidades e promover suas vocações econômicas, impulsionando o desenvolvimento regional.
