
Faleceu nesta terça-feira (08/02), aos 92 anos de idade, Hiltrudes Fantini Pereira, mais conhecida como “Dona Trude”, matriarca do Grupo Pereira, donos da Rede Fort Atacadista e Rede Comper de Supermercados. Natural de Itajaí (SC), ela e o marido Ignácio Teodoro Pereira (in memorian) foram responsáveis por criar o Grupo Pereira, que atua no varejo e atacado no ramo alimentício com 86 unidades de negócios espalhadas pelos Estados de Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Por conta da pandemia a cerimônia, restrita aos familiares, se dará no cemitério da Fazenda, Itajai.O sepultamento será as 17h00 (hora SC).
História
O Grupo detém as bandeiras Comper, de supermercados, Bate Forte, de distribuição, Vuon, de serviços financeiros, Perlog, de operações logísticas, Sempre Fort, de farmácias, e o Fort Atacadista, atacarejo. O trabalho sempre esteve muito presente na vida de Dona Trude, que começou cedo, aos 16 anos. A vendinha que ela e o senhor Ignacio iniciaram nos anos 1960, revolucionou o mercado atacadista de Santa Catarina.
Atualmente, o Fort Atacadista, conta com 44 lojas espalhadas pelos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal e Santa Catarina. O objetivo é chegar às 50 lojas ainda em 2021. A trajetória de Hiltrudes é inspiradora. Mãe de sete filhos, conheceu seu marido em 1946 e, juntos, construíram uma das maiores varejistas do Brasil. Dona Trude gostava de visitar as lojas e tratar os colaboradores como membros da família, como fazia quando o Grupo Pereira era apenas um pequeno armazém.
Reconhecida como uma mulher perseverante e batalhadora, foi eleita por unanimidade, no ano 2018, a vencedora do Mulheres que Inspiram no Varejo, premiação realizada pela Unilever/Dove e Abras - Associação Brasileira de Supermercados. O objetivo é premiar a mulher que faz a diferença no varejo brasileiro.
Dona Trude era uma mulher forte. Não apenas por tudo o que conquistou, mas por ter feito em uma época na qual mulheres estavam descobrindo a sua voz e o quão longe podiam chegar. Movida pelo amor à sua atividade e pela fé, atribui o seu sucesso ao trabalho e à reza.
No ano de 2019, ela também foi homenageada pelo Parlamento Estadual, ao receber a Comenda do Legislativo Catarinense, que honra figuras que auxiliam no desenvolvimento de Santa Catarina, tornando-a mais justa e humana. O reconhecimento vem por suas atividades voluntárias e indiscutível presença na luta pelas causas sociais.
