3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
Gente

Morre em SP o ex-prefeito Celso Pitta, aos 63 anos

21 novembro 2009 - 12h31
Terça da Carne

O ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, de 63 anos, morreu às 23h50 de sexta-feira (20), vítima de câncer. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, no Centro da capital paulista.

O velório está previsto para começar ao meio dia, na Assembleia Legislativa, e o enterro às 17h no Cemitério Getsêmani. O estado de saúde de Pitta se agravou muito nos últimos dias, período em que ele se encontrava na unidade de tratamento intensiva (UTI) e o quadro já estava irreversível.

No dia 24 de janeiro, o ex-prefeito passou por uma cirurgia no mesmo hospital para retirada de um tumor no intestino. A esposa de Pitta, Rony Golabeck, passou a madrugada no hospital. O político estava internado desde o dia 3 de novembro.

Celso Pitta esteve à frente da Prefeitura de São Paulo de janeiro de 1997 e dezembro de 2000. O mandato foi marcado por suspeitas de corrupção, com denúncias surgindo em março de 2000, principalmente por parte de sua ex-esposa Nicéia Camargo. As denúncias envolviam vereadores, subsecretários e secretários - entre as denúncias, está o escândalo dos precatórios. Emjulho de 2008, a Polícia Federal (PF) prendeu ex-prefeito, além do dono do banco Opportunity, Daniel Dantas, e o empresário Naji Nahas, acusados de fazerem parte de um esquema de desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro.

Com 300 policiais, a operação Satiagraha foi deflagrada para cumprir 24 mandados de prisão e 56 de busca e apreensão em Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Alguns dias depois foi concedido o habeas corpus a Celso Pitta, que deixou a cela. Em abril deste ano, ele foi preso novamente por falta de pagamento da pensão alimentícia (no valor de R$ 20 mil) a ex-mulher Nicéa. No mesmo mês, foi concedida a prisão domicilar ao político exatamente devido à doença, segundo o seu advogado, Remo Battaglia. Battaglia contou que a família está muito abalada.

Ele deixa dois filhos, a mãe, a atual mulher, entre outros familiares. Em nota divulgada pela assessoria de imprensa, o também ex-prefeito, Paulo Maluf, enviou condolências.

Canal WhatsApp Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas