
Faleceu nesta quarta-feira (3) em Campo Grande, aos 80 anos, o engenheiro civil Glândio Xavier. Nascido em Bonito, Glândio formou-se em Engenharia Civil em 1969 pela Escola de Engenharia de Lins. Sua trajetória profissional inclui atuações como professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e analista de infraestrutura de transportes no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Entre 1981 e 1984, Glândio dedicou-se ao Crea-MS como conselheiro suplente representando a UFMS. Ele também projetou a Igreja Matriz de Anastácio e trabalhou na Secretaria de Obras da Prefeitura de Campo Grande durante as gestões de Levy Dias e Marcelo Miranda, de 1974 a 1979, antes da divisão do Estado.
No município, especialmente durante a gestão de Levy Dias, sua atuação foi diversificada. Trabalhou na aprovação de projetos de construção, desenvolveu projetos de drenagem e orçamentos em diversas áreas, exceto pavimentação. Coordenou o concurso que selecionou o projeto das escolas que Levy Dias edificou e que o governador Marcelo Miranda posteriormente levou para o Estado. Também coordenou a fiscalização de grandes obras, como viadutos, e participou ativamente em reuniões no gabinete do secretariado.
O Crea-MS, em nome de sua presidente Vânia Mello, conselheiros e empregados, manifesta profundo pesar aos familiares e amigos do engenheiro e professor Glândio Xavier neste momento de dor. O Conselho reforça que o legado de dedicação à engenharia deixado por Glândio estará para sempre registrado na história de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.
As cerimônias de despedida serão realizadas no cemitério Memorial Park (Rua Francisco dos Anjos, 442 - Universitário) na quinta-feira (4), a partir das 7h, com o sepultamento às 16h30.
