fiems
Ajuda

Moro no exterior, como levar minha mudança para o Brasil?

Editor
Terça da Carne

O brasileiro que morou no exterior, tem direito a trazer sua mudança para o Brasil, sem o pagamento de impostos. Veja dicas importantes e traga sua mudança com tranquilidade e sem custos inesperados.

Canal WhatsApp

Os brasileiros residentes no exterior, com no mínimo um ano comprovado, tem direito de trazer sua mudança e bens pessoais, com isenção de impostos. Se morou ou mora no exterior e está pensando em voltar, observe abaixo, dicas importantes para trazer sua mudança de forma simples, segura e com baixo custo.

Vale ressaltar que as empresas de agenciamento internacional tem preços variados e costumam cobrar mais para clientes que embarcam uma única vez, por isso, pesquise bem os preços de containers e serviços no destino. Os serviços no destino, incluem , despachante aduaneiro, armazenagem, taxas da Cia marítima, armazenagem.

Muitas pessoas não trazem sua mudança por acharem que tem que pagar por um container fechado, mas enganam-se, pois existem empresas que trazem cargas de várias pessoas no mesmo container e minimizam os custos. Mas se trouxer um container fechado, vale a pena consultar um despachante aduaneiro e verificar a possibilidade de transferir suas mercadorias para um porto seco, onde a armazenagem é mais em conta. Pelo fato de ser um importação com isenção de impostos, a Receita Federal fará, na maioria das vezes, a vistoria das mercadorias para constatar se realmente são moveis e bens pessoais e este procedimento demora o suficiente para onerar o custo da armazenagem.

A armazenagem é paga pelo cliente, ainda que a Receita Federal demore para liberar, por isso a escolha da remoção da mercadoria para um porto seco é uma boa opção.

Siga as passos:

Faça uma declaração de bens, relacionando tudo o que há em cada caixa. Isso facilita a conferencia fiscal e a mercadoria é liberada mais rapidamente.

Estipule um valor total para os produtos. Pode ser um valor médio e não precisa ser exato, mas também não pode ser muito abaixo do correto. Declare em dólares ou em reais, como você quiser, mas a declaração de bens precisa ter um valor para a Receita Federal.

Consulte um despachante aduaneiro, pois algumas mercadorias são vetadas, como por exemplo veículos e bens automotores, tais como moto, carro, patinete, barcos, motores de polpa, qualquer coisa que tenha motor. Se trouxer, mesmo que seja um e apenas simples, toda mercadoria ficará comprometida.

Você pode trazer mercadorias novas e usadas, desde que não configure comércio. Se ficar configurado que há fins comerciais, ou seja, que você aproveitou para fazer comércio, o despacho aduaneiro será comprometido aí retirar a sua carga será quase impossível.

Contrate um profissional experiente no porto de destino para lhe dar as orientações finais. Faça esta lista de bens com antecedência e envie a ele para aprovação. Pergunte quanto tempo está levando para desembaraçar uma bagagem e quais são os principais problemas encontrados.

Depois de tudo preparado e listado, confira mais uma vez se realmente há dentro das caixas aquilo que você descreveu. Isso vai facilitar o trabalho do despachante aqui no Brasil e você não terá atrasos.

Este é uma etapa importante, visto que uma má negociação neste momento encarecerá o processo no desembaraço.

Serviço

Esteja atento e antecipe-se às informações. Tatiane Forte - Despachante Aduaneiro. Especialista em comércio exterior. Confira no site www.forte-sa.com ou pelo fone (11) 3266-7903.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas