
A noite da última terça-feira (26) marcou a chegada em Campo Grande de uma fábrica exclusiva que produzirá cerveja e chopp seguindo as fórmulas e leis do produto feito na Alemanha, que é o país tradicional do ramo e que possui uma das melhores marcas e sabores da bebida, também paixão dos brasileiros.
A inauguração da cervejaria Morena Bier, traz a inédita produção da bebida regionalmente, seguindo a famosa Lei Alemã de Pureza, com tanque de maturação e todo processo realizado no pólo empresarial Oeste, da Capital.
A empresa fez sua abertura oficial na Capital, com um happy hour para convidados, que tiveram o ‘prazer’ de degustar o chopp tirado diretamente do tanque. O evento contou com a presença da secretária estadual da Seprotur (Secretaria de Produção e Turismo de MS), Tereza Cristina Correa da Costa e ex-autoridades da prefeitura da Capital, ambos responsáveis pela atração e instalação da indústria na cidade, como também de empresários.
Frente da fabrica com bar ao público, em detalhe a secretaria da Seprotur, Tereza Cristina Correa da Costa, que participou da inauguração
O diretor-proprietário, Osir Afonso Tessari lembrou a trajetória da indústria e apontou que o momento era de coroação de uma caminhada de pelo menos três anos, mas já pensando na expansão do negócio.
“Vamos brindar juntos ao nosso primeiro gole, tanto pela bebida ‘rara’, quanto deste nosso negócio, que esperamos trazer novidade e prosperar ainda mais. Este é um dia especial, viemos de fora e fomos bem recebidos nesta Capital, queremos trazer um diferencial de produto e trabalho, agradecendo desde já os incentivos recebidos pela administração da cidade e do Estado.
Estamos preparando a casa para desde já melhorar e ampliar”, disse. Para a secretária Tereza Cristina, a empresa em si e o diferencial do produto será sucesso e que os incentivos fazem parte da ampliação da economia do Estado que eles vão proporcionar.
“Com certeza vai ser sucesso e MS é quem tem que te abraçar Osir, que saiu de Santa Catarina para investir no nosso Estado. MS vem crescendo e nós tivemos a satisfação de abraçar um projeto com personalidade pessoal e do produto, uma cerveja artesanal sendo feita em MS.
Temos clima apropriado, gente que aprecia a bebida e seu diferencial vai nos fazer muito bem, com apreciadores e cidadãos que ganharam na economia. Obrigado por ter escolhido MS para ter este empreendimento”, falou a secretaria em suas boas vinda a empresa.
A empresa em homenagem ao Mato Grosso do Sul
Conforme Osir, a empresa tem uma ‘declarada homenagem’ ao Estado de Mato Grosso do Sul, já a partir do nome de Morena Bier para a marca. A escolha por Campo Grande como cidade sede da empresa se deu pela hospitalidade do povo sul-mato-grossense, ao clima agradável para a degustação de boas cervejas e ao bom acolhimento das autoridades gestoras do Estado e do Município no que se refere a incentivos fiscais concedidos a implantação deste empreendimento.
.jpg)
Osir brinda o empreendimento com seu cervejeiro Marcel Pabst e diretores do BB
"A cor da terra avermelhada que deu origem ao nome carinhoso de Cidade Morena à Campo Grande, esta estampada em nossa logomarca, a qual representa a vida, a força, a energia em movimento, excitação e emoção. Símbolos que estão também expostos nas bandeiras; Alemã e de Campo Grande", aponta Ozir.
O diretor lembra ainda que na identidade visual da emrpesa há homenagens com outros elementos como o Ipê (árvore símbolo de Campo Grande) e o Tuiuiú (pássaro símbolo do Pantanal representada nele toda a fauna local).
Processo de 500 anos terá dois tipos produzidos na Capital
Osir lembrou em seu discurso na solenidade sobre o que todos já havia sentido no sabor da cerveja, onde a cervejaria na Capital seguirá à risca a Lei Alemã de Pureza – Reinheitsgebot – de 23 de Abril de 1516. Naquela época ficou instituído apenas o uso de água, malte de cevada ou de trigo, lúpulo e levedura na fabricação da cerveja.
“Este capricho garante o diferencial no resultado. A Morena Bier produz cervejas com personalidade, saborosas e fiéis à tradição cervejeira alemã”, ratifica Osir. O cervejeiro da indústria, Marcel Pabst, que veio de Blumenau-SC, terra da famosa Orktober Fest, revela que a cervejaria na Capital produz dois tipos de chopp: deutsches pilsner e weizen.
O chopp Pilsner é fiel ao estilo pilsen alemão (daí o nome), utilizando um blend de maltes especiais e lúpulos alemães provenientes da região de Hallertau. “É uma cerveja de amargor médio e corpo leve, criada para atender aos paladares mais exigentes, podendo ser degustada gelada e em quantidade”, aponta.
Já a Weizen é um chopp feito com malte de cevada e malte de trigo. Possui um aspecto turvo, resultado da fermentação com uma cepa específica de leveduras (de baixa floculação), e um generoso colarinho que tradicionalmente deve coroar o copo. Ainda devido ao processo de fermentação, desenvolve aromas inusitados que variam entre banana, tutti frutti e cravo.
