
O mexicano Manuel Uribe Garza, que chegou a ser considerado o homem mais obeso do mundo, morreu nesta segunda-feira (26) por complicações renais na cidade de Monterrey, no estado de Nuevo León, informaram seus familiares.

Garza, de 48 anos e que era chamado pelos amigos de Meme, foi hospitalizado em 2 de maio por causa da deterioração de sua saúde por uma bactéria que afetou o funcionamento de seus rins.
Sua mãe, Otilia Garza, declarou que o falecimento de Meme, que tinha perdido 166 quilos (passando de 560 para 394), foi uma surpresa para a família.
"Ele era muito positivo, tirava proveito de tudo, já estava planejando sua festa de aniversário, pensava fazer uma carne assada", relatou.
A história deste mexicano deu a volta ao mundo em 2007, quando Garza entrou para o Guiness Book (livro dos recordes). A partir de então recebeu ajuda de especialistas e conseguiu perder muitos quilos, embora seguiu condenado a viver em uma cama.
Uma intervenção cirúrgica que não deu certo e com a qual buscava perder peso destruiu os condutores de linfa há vários anos, o que provocou a formação de dois grandes tumores em suas pernas que lhe impediram voltar a caminhar.
Em 2 de maio, Garza foi levado ao hospital universitário Dr. José Eleuterio González em um guindaste sob supervisão de paramédicos locais, mas morreu nesta segunda-feira por volta das 10h local (12h, em Brasília).
