Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
06 de outubro de 2025 - 22h59
pmcg
SÃO PAULO

Metanol é encontrado em bebidas alcoólicas em SP; distribuidoras são fechadas

Governo de São Paulo registra 17 casos confirmados e orienta população sobre intoxicação e denúncia de produtos adulterados

6 outubro 2025 - 20h30Gonçalo Junior
Segundo Tarcísio de Freitas, os suspeitos presos não têm relação entre si.
Segundo Tarcísio de Freitas, os suspeitos presos não têm relação entre si. - (Foto: João Valério/Governo do Estado SP)

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, informou nesta segunda-feira (6) que a perícia do departamento científico da Polícia Civil identificou metanol em bebidas alcoólicas apreendidas em duas distribuidoras do Estado.

Canal WhatsApp

“São 17 requisições em 13 boletins de ocorrência. Dessas, duas confirmaram a presença de metanol, referentes a distribuidoras”, afirmou Derrite. Segundo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), os estabelecimentos foram fechados e tiveram o registro suspenso.

Nos últimos dias, 20 suspeitos de manipulação de bebidas foram presos em São Paulo. O governador destacou que os envolvidos não têm relação entre si e que as prisões servem para identificar possíveis outros crimes cometidos.

Uma das linhas de investigação aponta que a contaminação pode ter ocorrido durante a limpeza dos vasilhames com metanol, embora não se descarte o uso intencional para adulterar bebidas destiladas, como gim, vodca e uísque.

Casos no Brasil
Até esta segunda, o Ministério da Saúde recebeu 217 notificações de intoxicação por metanol. Destes, 17 casos foram confirmados e 200 seguem em investigação. São Paulo concentra 82,49% das notificações, com 15 confirmados e 164 em análise; o Paraná registra dois confirmados e quatro em investigação.

A Polícia Federal também abriu inquérito para apurar os casos.

Atendimento médico
Pacientes que apresentarem sintomas após consumir bebida alcoólica adulterada devem procurar atendimento imediato. Os sinais de alerta incluem dores abdominais intensas, tontura, confusão mental e visão turva. Socorro rápido, em até seis horas após o início dos sintomas, é essencial para reduzir o risco de cegueira permanente e morte.

O Ministério da Saúde iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, antídoto para intoxicação por metanol, aos estados que solicitaram reforço de estoque.

Como denunciar

  • Disque Denúncia: 181 (Polícia Civil-SP)

  • Procon-SP: 151 ou site oficial

  • Anvisa: 0800 642 9782

  • Vigilância Sanitária local (municipal ou estadual)

Orientações para consumidores

  • Prefira estabelecimentos confiáveis e conhecidos.

  • Desconfie de preços muito baixos.

  • Observe lacres, tampas, rótulos, CNPJ, endereço do fabricante, número do lote e possíveis imperfeições.

  • Não realize testes caseiros, como cheirar, provar ou queimar a bebida.

  • Guarde nota fiscal ou comprovante de compra para rastreabilidade.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas