Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
07 de outubro de 2025 - 11h00
pmcg
METANOL

Tarcísio brinca sobre risco de falsificarem CocaCola e detalha ações contra metanol em SP

Governador afirma que adulteração tem atingido uísques caros e anuncia aumento de fiscalização e uso de antídoto contra intoxicação

7 outubro 2025 - 08h30Caio Possati
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos)
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) - (Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP)
Terça da Carne

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), comentou nesta segunda-feira (6) sobre o surto de intoxicações por consumo de bebidas adulteradas com metanol. Ele afirmou que os produtos mais afetados são destilados de alto valor, como uísques de marca — regiões que geram maior margem de lucro. Em tom de brincadeira, disse que só começaria a se preocupar “no dia em que falsificarem CocaCola”.

Canal WhatsApp

“Jack Daniels, Johnnie Walker… todas essas bebidas que são objeto de falsificação. Não vou me aventurar aqui nessa área, que não é a minha praia, está certo? No dia em que falsificarem CocaCola, eu vou me preocupar”, declarou o governador. “CocaCola, até aqui, não… E a minha é a normal”, completou.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil já confirmou 17 casos de intoxicação por metanol — 15 deles em São Paulo — e investiga cerca de 200 ocorrências. Na mesma data, São Bernardo do Campo registrou o falecimento cerebral de uma mulher de 30 anos que havia sido internada com suspeita de metanol; exames confirmaram a contaminação. A vítima, Bruna Araújo, ainda não figura no balanço federal, pois o óbito foi confirmado após a divulgação dos dados pela pasta.

Além disso, Tarcísio e o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, anunciaram que foram identificadas bebidas com metanol em distribuidoras apreendidas em SP. Duas delas constam entre 11 estabelecimentos interditados sob suspeita de comercializar bebidas adulteradas, que também incluem bares, adegas e mercados. Ao todo, foram presos 20 suspeitos — segundo o governo, não há indícios de que integram uma mesma quadrilha.

Para reforçar a segurança, o governador afirmou que vai intensificar a fiscalização sobre o comércio de bebidas e planeja criar um programa de qualidade com selos para comerciantes, a fim de dar mais confiança ao consumidor.

Ele também revelou que o Estado já adquiriu 2,5 mil ampolas de antídoto contra metanol, que já estão disponíveis para uso nos hospitais em caso de intoxicação.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas