
Depois de uma manhã mais amena em Campo Grande, a quinta-feira (19) será de volta ao calor forte e de atenção redobrada em todo Mato Grosso do Sul. A previsão aponta máxima de 33°C na Capital e possibilidade de pancadas de chuva isoladas ao longo do dia, enquanto outras regiões do estado podem chegar a temperaturas entre 36°C e 38°C.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o dia será de sol entre nuvens, com aumento da nebulosidade e ocorrência de pancadas de chuva isoladas em diferentes áreas. Em alguns pontos, essas chuvas tendem a se tornar mais regulares à medida que o tempo avança.
As instabilidades estão associadas ao aquecimento diurno e à maior disponibilidade de umidade na atmosfera. Com o calor elevado, nuvens carregadas se formam principalmente no período da tarde. A umidade relativa do ar segue baixa em boa parte do estado, variando entre 20% e 40%, o que exige atenção com hidratação e cuidados básicos com a saúde.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou todo o estado em situação de perigo potencial para chuvas intensas. Além disso, 59 municípios estão sob alerta laranja de temporal. Os avisos valem até o fim da manhã de sexta-feira (20), quando a tendência é de que o calor comece a perder força em Mato Grosso do Sul.
Nas regiões Sul, Cone-Sul e Grande Dourados, a previsão indica temperaturas mínimas entre 23°C e 25°C, com máximas variando de 32°C a 37°C. Já nas regiões pantaneira e sudoeste, o calor é ainda mais intenso, com mínimas entre 25°C e 28°C e máximas entre 35°C e 38°C. No Bolsão, Norte e Leste do estado, os termômetros devem oscilar de 22°C a 36°C.
Em Campo Grande, a previsão é de mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C. O dia deve ser de sol entre nuvens e pancadas de chuva isoladas, com aumento da instabilidade ao longo do fim de semana. Mesmo com a possibilidade de chuva, o calor continua predominando na Capital e em grande parte do estado.

