Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
13 de outubro de 2025 - 17h50
FIEMS
RIO DE JANEIRO

Memorial Herus Vive é inaugurado no Rio para homenagear jovem morto em operação policial

Comunidade do Santo Amaro relembra Herus Guimarães Mendes, assassinado durante ação do Bope em festa junina

13 outubro 2025 - 14h30Agência Brasil
Herus Guimarães, de 24 anos, morreu durante ação policial na comunidade do Santo Amaro, no Rio de Janeiro
Herus Guimarães, de 24 anos, morreu durante ação policial na comunidade do Santo Amaro, no Rio de Janeiro - Foto: Moradores de Santo Amaro/Divulgação

No dia em que completaria 24 anos, Herus Guimarães Mendes será lembrado nesta segunda-feira (24) com a inauguração do Memorial Herus Vive, criado para preservar sua memória e simbolizar a luta por justiça. O jovem foi morto durante uma operação policial em uma festa junina na comunidade Santo Amaro, no Rio de Janeiro, na madrugada de 7 de junho.

Canal WhatsApp

Imagens registradas por moradores e divulgadas nas redes sociais mostram o evento lotado, com famílias e quadrilhas juninas se apresentando, quando tiros interromperam a celebração. Em um dos vídeos, policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) aguardam o socorro de uma pessoa ferida, enquanto são questionados por moradores revoltados com a ação.

Moradores relatam que a festa acontecia normalmente até o início da operação, por volta das 3h da manhã, momento em que começou o tiroteio. Desde então, o nome de Herus se transformou em símbolo de resistência na comunidade.

“Herus Vive” tornou-se um grito coletivo, repetido em faixas, muros e manifestações organizadas por familiares, amigos e movimentos sociais. “O memorial nasce desse grito, como um gesto de resistência, afeto e compromisso com a verdade, para afirmar que Herus não será esquecido”, diz a nota dos organizadores.

A mãe do jovem, Mônica Mendes, afirma que o memorial representa mais do que uma homenagem: é uma forma de denunciar a injustiça vivida pela família e pela comunidade.
“Esse memorial vai ficar marcado pela dor e pela luta que enfrentamos. Que o Herus não seja só mais um. Ainda estamos tentando compreender tudo o que aconteceu”, desabafou.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop