
Com águas cristalinas e experiências únicas em rios, cavernas e nascentes, Mato Grosso do Sul será destaque na 7ª edição do Scuba Diving Show Brasil, principal feira de mergulho da América Latina, que ocorre nos dias 1 e 2 de agosto, no Centro Universitário Senac Santo Amaro, em São Paulo. O evento é gratuito, mediante inscrição, e reúne profissionais e marcas do mergulho recreativo, técnico, livre e de segurança pública, além de expositores do turismo nacional e internacional.

Esta será a primeira participação oficial do Estado em um evento internacional específico para o setor de mergulho. De acordo com Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), a presença tem como foco consolidar o Estado como referência no turismo de natureza e aventura.
“Vamos nos posicionar mais em eventos segmentados como esse. Além das atividades de flutuação já bem conhecidas, a região de Bonito e Serra da Bodoquena também é um destino fantástico para mergulho em águas cristalinas e cavernas. Isso é de fato um diferencial”, afirma Wendling.
Estande exclusivo e promoção direta ao público especializado - Mato Grosso do Sul será o único destino brasileiro com estande promocional no evento. A estrutura contará com ações de relacionamento, divulgação de atrativos e um treinamento especial para apresentar ao público a diversidade das atividades possíveis no Estado, especialmente voltadas ao mergulho em água doce.
A participação também inclui representantes da Fundação de Turismo e operadores especializados em mergulho, que participarão da programação técnica e de atividades de networking com outros profissionais do setor.
A região de Bonito / Serra da Bodoquena estará em destaque, com sua rica oferta de experiências em rios de águas transparentes, cavernas, nascentes e aquários naturais — locais que, além de beleza cênica, contam com o Sistema de Gestão de Segurança (SGS), garantindo qualidade e segurança na prática do mergulho.
“O Scuba Diving Show é uma vitrine essencial. Participar dessa feira reforça nosso compromisso em promover os destinos de forma estratégica, diretamente para um público apaixonado por natureza, conservação ambiental e aventura”, explica Breno Amorim, diretor de Promoção e Mercado da Fundtur-MS.
Estado é referência em mergulho técnico no Brasil - Além de suas paisagens exuberantes, Mato Grosso do Sul vem se consolidando também como referência nacional no mergulho técnico, especialmente em ambientes de alto risco como cavernas submersas.
Um dos marcos dessa atuação foi a realização do primeiro curso nacional de Mergulho em Caverna, promovido em Bonito em 2021, pelo Corpo de Bombeiros Militar de MS, em parceria com a Prefeitura Municipal. O curso foi ministrado pelo major Ronaldo Possato, instrutor credenciado pela agência americana IANTD (International Association of Nitrox and Technical Divers).
Seis bombeiros foram capacitados, sendo quatro de Mato Grosso do Sul e dois do Espírito Santo. A formação especializada permitiu a ampliação da capacidade técnica de resposta a incidentes e resgates em ambientes de mergulho de alta complexidade.
Feira reunirá especialistas e experiências do continente - O Scuba Diving Show Brasil é considerado o maior encontro do setor na América Latina e reúne mergulhadores, instrutores, pesquisadores, marcas e destinos de toda a região.
A programação inclui palestras, workshops e demonstrações práticas, com temas que vão desde turismo especializado até medicina do mergulho, novas tecnologias e políticas de segurança.
A presença de Mato Grosso do Sul reforça o esforço do Estado em diversificar e qualificar seu portfólio turístico, ampliando a presença em nichos como o mergulho técnico, um segmento em crescimento mundial.
