
Mato Grosso do Sul encerrou o mês de outubro com um saldo positivo de 880 novos postos de trabalho com carteira assinada, de acordo com levantamento da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com base nos dados do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego.
No acumulado dos últimos 12 meses — de novembro de 2024 a outubro de 2025 — o estado somou 16.989 vagas formais, resultado de 421.099 admissões e 404.113 desligamentos no período. Com isso, o estoque total de empregos formais chegou a 702.030 em outubro, com uma taxa de rotatividade de 33,02%.
O resultado mensal foi impulsionado principalmente pelos setores de comércio (+432 vagas), construção civil (+412) e indústria (+203). Por outro lado, serviços (-95) e agropecuária (-72) apresentaram saldo negativo no mês.
O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, atribuiu o bom desempenho ao aquecimento sazonal no setor comercial. “O resultado de outubro tem o impacto das contratações no setor de comércio. Muitas dessas vagas são temporárias, e deveremos ter, entre janeiro e fevereiro, o retorno de algumas dessas pessoas ao mercado de trabalho”, explicou.
Verruck também destacou a atuação do governo estadual com ações como os feirões de emprego promovidos pela Funtrab e o fortalecimento do MS Qualifica Digital, plataforma online gratuita que conecta candidatos a oportunidades de trabalho em diversas regiões do estado.
Entre os municípios, Dourados liderou o saldo de geração de empregos em outubro com 338 novas vagas, seguido por Três Lagoas (+327), Inocência (+172), Nova Alvorada do Sul (+112) e Ribas do Rio Pardo (+108).
No outro extremo, as cidades com maior retração foram Nova Andradina (-208), Costa Rica (-110), Corumbá (-102), Paraíso das Águas (-89) e Campo Grande (-76).
O secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Esaú Aguiar, reforça a importância da plataforma MS Qualifica Digital como ferramenta de inclusão e visibilidade para trabalhadores.
“É fundamental que jovens e adultos fora do mercado de trabalho cadastrem suas informações pessoais e habilidades profissionais na plataforma. Assim, ficam visíveis para todas as empresas que já disponibilizaram vagas”, explicou.
O MS Qualifica Digital está disponível no site www.msqualifica.ms.gov.br e também pelo aplicativo MS Digital (Android e iOS). A ferramenta permite o acesso gratuito e permanente a oportunidades de emprego e capacitação profissional.
“É a nossa vitrine de vagas de emprego e de pessoas em busca do primeiro emprego ou de mudanças de carreira. Um serviço gratuito, com navegação simples e inclusiva, garantindo que todos possam utilizar a ferramenta”, concluiu Aguiar.

