
O tempo continua firme e seco em todo o Mato Grosso do Sul nesta terça-feira, 22 de julho de 2025, com destaque para o calor e os baixos índices de umidade relativa do ar, que variam entre 15% e 30%. As temperaturas máximas devem atingir os 33°C em áreas do sudoeste e Pantanal, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

A condição está relacionada à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que dificulta a formação de nuvens e inibe a ocorrência de chuvas. O cenário de estabilidade atmosférica se mantém em todas as regiões do Estado, influenciando diretamente na elevação das temperaturas e na queda nos níveis de umidade, especialmente durante a tarde.
Com a umidade do ar em níveis críticos, o Estado entra em situação de atenção, conforme orientações dos órgãos meteorológicos. Nesses patamares, há aumento do risco de problemas respiratórios, desidratação, irritação nos olhos e na pele, além de maior propensão à ocorrência de focos de incêndio, principalmente em áreas de vegetação seca.
Especialistas recomendam cuidados redobrados: manter-se hidratado, evitar atividades ao ar livre nos horários mais quentes do dia e, sempre que possível, utilizar umidificadores de ambiente ou recipientes com água em locais fechados. Também é fundamental não utilizar fogo para limpeza de terrenos ou outras práticas que envolvam queimadas.
Em Campo Grande, a mínima foi de 17°C nas primeiras horas do dia, com previsão de máxima de até 29°C. Já em cidades como Dourados e Anaurilândia, os termômetros oscilaram entre 13°C e 30°C.
No sul do Estado, municípios como Ponta Porã e Iguatemi começaram o dia com temperaturas entre 12°C e 15°C, com máximas previstas de 28°C a 30°C. As regiões sudoeste e pantaneira, como Porto Murtinho e Corumbá, terão máximas de 32°C a 33°C, após manhãs de temperaturas entre 15°C e 20°C.
Já no norte e no Bolsão, cidades como Coxim e Três Lagoas registraram mínimas de 13°C a 15°C e podem alcançar máximas de 30°C a 31°C até o fim do dia.
A previsão ainda indica ventos vindos do quadrante leste, com velocidade média entre 30 km/h e 50 km/h. Em algumas áreas, podem ocorrer rajadas mais intensas, o que também pode contribuir para a rápida propagação de focos de fogo, exigindo ainda mais atenção da população e das autoridades.
A ausência de chuvas segue predominando ao menos até a quarta-feira (23), mantendo o tempo estável e o céu com poucas nuvens em todas as regiões do Estado.
