
Materiais escolares que ajudam a combater o mosquito da dengue, pais orgulhosos da educação recebida pelos filhos, professores sendo capacitadoa periodicamente. Essas são algumas das ações desenvolvidas pelo prefeito Nelsinho Trad, ações estas que deveriam ser copiadas à todos os municípios de MS.

no da Secretaria Municipal de Educação (Semed) traz uma temática inédita: são desenhos e frases feitos pelos próprios alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) abordando a prevenção e o combate à dengue. Mais de cem mil alunos dos ensinos infantil e fundamental da Reme receberão os kits escolares, a partir da segunda quinzena de fevereiro.
“Decidimos fazer um grande movimento contínuo de combate à dengue. Queremos enraizar a cultura de prevenção da doença. É uma iniciativa inovadora que fará diferença, já que as famílias também estarão envolvidas neste trabalho”, enfatizou a secretária municipal de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta.
Todo o material didático-pedagógico (nas capas dos cadernos e até mesmo nas caixas dos lápis de cor) foi ilustrado com desenhos informativos e frases dos estudantes alertando contra a dengue, tais como: “Combater a dengue é dever meu, seu e de todos!”, “A vida sem a dengue é melhor”, “Vamos fazer uma campanha contra a dengue, cada um fazendo a sua parte”.
O kit escolar contém, além do suporte pedagógico (livros, cadernos, lápis, entre outros), o uniforme dos alunos composto de camiseta, short, tênis e mochila. Esses kits serão entregues nas 93 escolas e 96 Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.
Identificamos que muitas vezes o uniforme chega no fim do ano em perfeito estado de conservação. De repente, ao invés de duas camisetas, podemos oferecer apenas uma e, o dinheiro da segunda, a gente investe em outra finalidade. Enfim, vamos estudar as alternativas e, num consenso, promover o melhor para a criança, visando a qualidade da educação, mas, principalmente, o aproveitamento de tudo que oferecemos”, ponderou Nelsinho.
Depois de receber seu kit de uniforme e material escolar das mãos do prefeito, a aluna Bruna Larissa Rodrigues, de 14 anos, ficou de olhos e ouvidos atentos à explicação do prefeito sobre o projeto e disse que aprova a idéia. "Acho que toda idéia para tornar os estudos mais atrativos é bem vinda. Pesquisar de outras maneiras, que fuja da sala de aula e quadro, nos prende mais a atenção. E a gente aprende melhor. Toda novidade acaba sendo mais proveitosa pra gente", considerou a estudante do 9º ano.
Capacitação frequente de professores é investimento na educação, diz Nelsinho
Formação continuada e estratégias de aprendizados são importantes ferramentas utilizadas pela Secretaria Municipal de Ensino (Semed) para obter resultados expressivos no cenário nacional, como a terceira capital brasileira com melhor índice de aprendizagem no Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb); segundo lugar na região Centro Oeste (6º ao 9º ano) entre as escolas públicas, além de vários títulos conquistados por trabalhos interdisciplinares.
“Quando capacitamos e treinamos ainda mais o professor, estamos transmitindo esse conhecimento também aos alunos, de forma direta”, diz o prefeito Nelsinho Trad.
A superintendente de Políticas Públicas de Educação da Semed, Ângela Brito destaca que “a Semed utiliza como base o resultado da avaliação externa realizada anualmente e os dados enviados pelas 93 escolas municipais sobre aprovação, reprovação e evasão escolar”, pontua a especialista em educação.
Um grande exemplo é a Escola Municipal Nazira Anache, no Jardim Anache, que conquistou o 1º lugar no Festival de Teatro para o Trânsito. Já a Escola Etalívio Pereira Martins, no Monte Castelo, foi premiada com a primeira colocação no 6º Festival de Música do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep), quando foi discutido o tema “Meio ambiente, mudanças climáticas e a pobreza”, entre os estudantes de 6ª a 9ª anos das escolas municipais, estaduais e particulares de Campo Grande.
