
A líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, afirmou nesta quinta-feira, 15, que entregou a medalha do Prêmio Nobel da Paz ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante um encontro na Casa Branca. A venezuelana foi laureada no ano passado, em uma decisão que gerou frustração em Trump, que se considera merecedor da honraria.
“Presenteei o presidente dos Estados Unidos com a medalha, o Prêmio Nobel da Paz”, disse María Corina ao deixar a Casa Branca. Segundo ela, o gesto teve caráter simbólico e representou um “reconhecimento” ao que classificou como o “compromisso único” de Trump com a “liberdade” do povo venezuelano.
Trump comentou o episódio em publicação na rede Truth Social. “É uma mulher maravilhosa que passou por muita coisa. María me entregou seu Prêmio Nobel da Paz pelo trabalho que fiz”, escreveu. “Um gesto tão maravilhoso de respeito mútuo. Obrigado, María!”
O Instituto Nobel, no entanto, esclareceu que o prêmio é intransferível, o que torna a entrega da medalha apenas simbólica, sem qualquer efeito formal sobre a titularidade da honraria.
Antes de receber María Corina Machado na Casa Branca, Trump afirmou que a opositora não teria condições de assumir o comando da Venezuela após a captura do ditador Nicolás Maduro, ocorrida no último dia 3.

