
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, visitou neste domingo (14) o Muro das Lamentações, em Jerusalém, acompanhado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

“Oferecemos uma oração pela paz dos reféns e uma oração especial em homenagem ao presidente dos EUA, Donald Trump, um verdadeiro amigo do povo judeu e do Estado de Israel”, declarou Netanyahu em publicação na rede social X.
Netanyahu enaltece aliança EUA-Israel
Durante a visita, Netanyahu afirmou que a presença do principal diplomata do governo Trump em Jerusalém é “um testemunho da resiliência e da força da aliança entre EUA e Israel”, comparando-a à solidez das pedras do próprio Muro das Lamentações.
“Sob a liderança do presidente Trump, juntamente com o secretário de Estado Rubio, esta aliança nunca foi tão forte”, disse o premiê.
Viagem em meio à escalada de tensões
A agenda de Rubio ocorre em meio às tensões diplomáticas no Oriente Médio, após ataques de Israel contra integrantes do Hamas no Catar, que interromperam os esforços de mediação para o fim da guerra em Gaza.
Diante do episódio, líderes árabes e muçulmanos convocaram uma cúpula emergencial para segunda-feira (15). Segundo rascunho obtido pela agência Reuters, a declaração final deverá manifestar apoio ao Catar e criticar a ofensiva israelense em Doha.
