
Os mais de 190 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul retornam às aulas nesta terça-feira (5), dando início ao segundo semestre letivo. A partir de agora, 350 unidades escolares de todo o Estado retomam as atividades, com foco na recomposição da aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades essenciais.

Para preparar os profissionais da educação, a Secretaria de Estado de Educação (SED) promoveu uma jornada formativa nos dias 2 e 4 de agosto, com o tema “Acompanhamento contínuo da aprendizagem: foco nas habilidades essenciais de Língua Portuguesa e Matemática na prática interdisciplinar”. A iniciativa envolveu professores, gestores e coordenadores pedagógicos, que discutiram estratégias de ensino e metodologias para integrar as áreas do conhecimento de forma mais eficaz.
A professora Alessandra Cardozo de Oliveira da Silva, de Biologia, ressaltou a importância da formação, especialmente para interligar Língua Portuguesa e Matemática com outras disciplinas. “Apesar de lecionar Biologia, consigo aplicar as habilidades dessas áreas nas aulas. Na disciplina de Genética, por exemplo, os alunos precisam de uma base matemática sólida para resolver problemas”, comentou.
A professora, Alessandra Cardoso - (Foto: Ricardo Agra/SED)
Já o professor Agareno Alves, de Matemática, compartilhou a importância da jornada para reavaliar e melhorar as práticas pedagógicas. "Essas jornadas são um momento para identificarmos os pontos que precisam de melhorias. Estamos sempre nos preparando para desafios futuros, como o SAEB, para que os alunos se saiam bem nas avaliações", afirmou.
A diretora Greicy Kelly Gonçalves de Menezes enfatizou que a jornada é essencial para ajustar o planejamento pedagógico e discutir formas de reduzir a evasão escolar. “Muitos alunos abandonam os estudos por questões financeiras ou falta de identificação com a escola. Precisamos criar alternativas que os mantenham engajados e com vontade de continuar aprendendo”, destacou.
A diretora Greicy Kelly Gonçalves de Menezes
Ela também observou que o reforço nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática tem impacto direto no SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), o que influencia o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), indicador relevante para o desempenho das escolas.
A jornada formativa não se restringiu à capital. Em todas as regiões de Mato Grosso do Sul, as unidades da Rede Estadual realizaram as atividades de capacitação para seus educadores, ajustando suas estratégias pedagógicas. O foco, em todos os casos, foi a prática interdisciplinar, que visa garantir que os alunos não apenas adquiram conhecimento, mas também se preparem adequadamente para avaliações externas como o SAEB.
O esforço conjunto entre escolas urbanas e do interior reafirma o compromisso da Rede Estadual com a qualidade do ensino, fortalecendo os projetos pedagógicos e ações que visam melhorar o aprendizado e o desempenho dos estudantes.
