agems
FATO HISTÓRICO

Maior avistamento coletivo de um ovni aconteceu em MS há 40 anos

Um dos casos aconteceu em Mato Grosso do Sul, durante uma partida de futebol no Estádio Morenão, há quase 41 anos

14 fevereiro 2023 - 16h30Carlos Ferreira
Estádio Morenão
Estádio Morenão - (Foto: Arquivo)

Muito tem se falado da presença de ovnis nos Estados Unidos e Canadá, mas a presença desses objetos aéreos não se limita apenas a América do Norte, afinal o Brasil já teve relatos de objetos voadores não identificados. Um dos casos aconteceu em Mato Grosso do Sul, durante uma partida de futebol no Estádio Morenão, há quase 41 anos.

Canal WhatsApp

Na noite de 6 de março de 1982, o Operário (MS) e Vasco se enfrentavam pela segunda fase do Campeonato Brasileiro quando um estranho objeto cruzou o céu e muitos torcedores de forma simultânea acompanharam o fato em tempo real, sendo o maior avistamento coletivo de um ovni da história, com cerca de 24 mil pessoas acompanhando a partida.

Escalado como titular da lateral direita do Operário naquele confronto, o ex-jogador Cocada até hoje se surpreende ao descrever o que viu. Em entrevista ao jornal esportivo Lance! no ano passado, o ex-atleta detalha que tudo foi muito estranho.


Cocada na década de 80 após uma partida

“Primeiro, parou um feixe com luzes em cima da marquise do estádio. Aos poucos, ele foi sobrevoando o gramado, passando bem forte e parou mais ou menos no meio de campo. O objeto parou em cima de mim e ficou emitindo luzes. Depois, num piscar de olhos, tudo apagou”, disse na ocasião.

O árbitro da partida, José de Assis Aragão, também teve a mesma sensação ao presenciar o ocorrido na Capital Morena. “Coincidiu de ser em um momento de paralisação da partida, sabe? Assim que iam cobrar uma falta, alguém olhou para cima. Depois, todos que estavam por perto começaram a ver também. Aí a gente nota aquela luz enorme lá em cima. O clarão estava no meio de campo, pendendo um pouco para a esquerda. Todo mundo ficou apreensivo na hora”, explicou.


Capa do jornal Correio do Estado noticiando o ocorrido na época

Mas os relatos não param por aí. Mais de 10 anos depois, moradores do município de Chapadão do Sul, a 280 km de Campo Grande, também relataram ter visto um objeto voador não-identificado na tarde do dia 14 de junho de 1999.

Uma rádio na cidade na ocasião chegou a receber 20 ligações só na manhã do ocorrido de pessoas afirmando terem visto o suposto disco voador. Um agente tributário estadual da cidade disse ter avistado o objeto durante três minutos, por volta de 16h50, ainda sob a luz do sol, sobre o posto fiscal em que trabalhava, na rodovia entre as cidades de Chapadão do Sul e Chapadão do Céu (GO).

Segundo ele, o objeto teria se assemelhava a uma tampa de panela na posição vertical, além de emitir uma luz muito forte. Ele estimou o tamanho do objeto igual ao de um campo de futebol.

“O óvni não produzia nenhum ruído e tinha uma cor avermelhada. Depois, partiu em direção ao norte do Estado”, disse o agente a Agência Folha em Campo Grande. Quatro turistas que visitaram o Parque Nacional das Emas, em Goiás, declararam que também observaram um objeto com as mesmas características. A Aeronáutica na época não confirmou nem desmentiu caso.

Nacional - Conforme um relatório do Ministério da Justiça, divulgado em 2018, que reuniu relatos, áudios, fotos e vídeos guardados pela Força Aérea Brasileira (FAB) e enviados ao Arquivo Nacional (AN), apontou que no Brasil, de 1952 até 2016, houve um total de 743 registros sobre a aparição de ovnis.

Por mais que a palavra ovni pareça remeter imediatamente a extraterrestres, a sigla é usada para se referir a qualquer objeto no céu do qual não se sabe a "origem natural". Logo, pode ser um drone, uma estrela, um satélite ou um balão meteorológico, por exemplo.

No Arquivo Nacional, o primeiro documento sobre a aparição de um óvni é de um registro na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, em 1952. Deste evento, há nove fotos. Em uma delas, o objeto é comparado à nave DC-5, porém, as outras fotografias mostram que ele tinha formato de disco, lembrando um prato.

Os documentos mais famosos são de algumas décadas depois, em 1986, quando ocorreu, em 19 de maio, a "Noite Oficial dos Óvnis". Nessa data, foram detectados cerca de 21 objetos voadores não identificados. Jatos da FAB foram enviados para persegui-los, mas nenhum obteve sucesso, conforme o relatório de 2018.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop