
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone neste sábado (9) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre os esforços para encerrar a guerra na Ucrânia. Segundo o Palácio do Planalto, o diálogo durou cerca de 40 minutos e incluiu temas políticos e econômicos internacionais, além da cooperação bilateral no âmbito do Brics.

De acordo com o governo brasileiro, Putin agradeceu ao Brasil pelo empenho nas tratativas pela pacificação entre Rússia e Ucrânia. Lula reafirmou a defesa histórica do país por soluções negociadas e voltou a oferecer a participação brasileira por meio do Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta com a China.
Os dois presidentes também discutiram a cooperação entre Brasil e Rússia no Brics. Putin elogiou os resultados da cúpula do bloco realizada nos dias 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro e ambos confirmaram a realização, ainda em 2025, da próxima reunião da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia.
A ligação ocorre em um momento de intensa pressão internacional sobre Moscou para chegar a um acordo que encerre o conflito. Na sexta-feira (8), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que se reunirá com Putin no dia 15 de agosto, no Alasca, como parte de um esforço de mediação. O republicano afirmou que a proposta incluirá uma “troca de territórios”.
Na semana anterior, Trump também anunciou aumento de 25 pontos percentuais nas tarifas sobre produtos indianos, elevando-as a 50%, alegando que a Índia estaria comprando grandes volumes de petróleo russo.
