
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou na noite deste domingo (8) o presidente eleito de Portugal, António José Seguro, pela vitória no segundo turno das eleições presidenciais. O candidato de centro-esquerda venceu a disputa com 66% dos votos, com 96% das urnas apuradas, superando o candidato de extrema direita André Ventura.
Em publicação na rede social X, Lula ressaltou o caráter democrático do processo eleitoral português e o significado político do resultado. Segundo o presidente brasileiro, a eleição transcorreu de forma pacífica e simboliza um momento relevante para a democracia europeia e internacional.
“Numa eleição que se desenvolveu de forma pacífica e representa a vitória da democracia num momento tão importante para a Europa e o mundo. E consolida a posição de Portugal de apoio ao acordo Mercosul-União Europeia”, escreveu Lula.
O presidente brasileiro afirmou ainda que o Brasil pretende manter e aprofundar a parceria com o novo chefe de Estado português e com o primeiro-ministro Luís Montenegro. De acordo com Lula, a cooperação entre os países seguirá focada no fortalecimento das relações históricas, além da defesa do multilateralismo e do desenvolvimento sustentável.
