Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
21 de setembro de 2025 - 22h35
BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
MUNDO

Lula desembarca em Nova York para Assembleia Geral da ONU com comitiva reduzida

Presidente chega ao Aeroporto JFK acompanhado de quatro ministros e da primeira-dama Janja; viagem ocorre em meio a tensão com governo Trump

21 setembro 2025 - 20h00Felipe Frazão
Lula durante cerimônia do PAC em Brasília: discurso na ONU ocorrerá na terça-feira.
Lula durante cerimônia do PAC em Brasília: discurso na ONU ocorrerá na terça-feira. - (Foto: Wilton Júnior Estadão)
ENERGISA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Nova York neste domingo (21) para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). O avião presidencial pousou no Aeroporto Internacional JFK às 17h57.

Canal WhatsApp

A comitiva que acompanha Lula é menor do que o habitual, composta por quatro ministros de Estado. Nos últimos dias, alguns integrantes desistiram da viagem: Fernando Haddad (Fazenda) optou por permanecer no Brasil para tratar de propostas no Congresso, incluindo a isenção do IR, enquanto Alexandre Padilha (Saúde) cancelou a ida devido a restrições de circulação impostas pelo governo Trump. Outros ministros que haviam previsto participar, como Sidônio Palmeira (Secom), Esther Dweck (Gestão) e Jader Filho (Cidades), também não viajaram. Já estão em Nova York a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) e o ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores).

A primeira-dama Rosângela da Silva (Janja) chegou à cidade previamente, participando de atividades em nome do governo e circulando pela cidade. Lula e Janja irão se hospedar na residência oficial do Brasil, onde reside o representante permanente do país junto à ONU, embaixador Sérgio Danese.

A viagem ocorre em meio a um clima de tensão com o governo de Donald Trump, sem previsão de encontro entre os presidentes para tratar de divergências políticas e tarifas impostas pelo governo americano. O período coincide com a expectativa de novas medidas de punição ao Brasil pelo Departamento de Estado, após a condenação de Jair Bolsonaro.

Autoridades que acompanham Lula em Nova York:

  1. Ricardo Lewandowski – Ministro da Justiça e da Segurança Pública

  2. Camilo Santana – Ministro da Educação

  3. Márcia Lopes – Ministra das Mulheres

  4. Sônia Guajajara – Ministra dos Povos Indígenas

  5. Elmano de Freitas – Governador do Ceará

  6. Celso Amorim – Assessor-Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop