BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
AGENDA INTERNACIONAL

Lula terá agenda em Nova York para debater clima, democracia e paz na Palestina

Presidente brasileiro abre a Assembleia Geral da ONU em 23 de setembro e participa de encontros sobre transição energética, defesa da democracia e solução para o conflito no Oriente Médio

15 setembro 2025 - 12h05Gabriel Hirabahasi
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, participa de uma reunião em Brasília
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, participa de uma reunião em Brasília - (Foto: Eraldo Peres/ AP)
ENERGISA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre, na próxima semana, uma série de compromissos em Nova York (EUA) paralelos à Assembleia Geral da ONU, onde fará o tradicional discurso de abertura no dia 23 de setembro. A agenda inclui debates sobre mudanças climáticas, defesa da democracia e busca por uma solução pacífica para a Palestina.

Canal WhatsApp

Antes do pronunciamento na Assembleia, Lula participa no dia 22 da Semana do Clima, evento que reúne líderes internacionais para discutir transição energética e ações contra a crise climática. No mesmo dia, estará presente em uma reunião promovida pelos governos da França e da Arábia Saudita, dedicada à questão palestina.

O encontro ocorre após a Declaração de Nova York, aprovada por 142 países, que defende a implementação da solução de dois Estados para a paz no Oriente Médio. O presidente francês Emmanuel Macron reforçou, na rede social X, que o documento é um passo para tornar o plano de paz uma realidade.

No dia 24, Lula presidirá um encontro dedicado à defesa da democracia e ao multilateralismo, destacando a importância de proteger instituições democráticas no cenário internacional. Ainda no mesmo dia, participará da Cúpula das NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas), organizada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, para avaliar os compromissos dos países na redução de emissões de gases de efeito estufa e discutir formas de ampliar os esforços globais.

Lula embarca para os Estados Unidos no fim de semana e retorna ao Brasil após cumprir essas agendas. De acordo com o Itamaraty, a única reunião bilateral já confirmada é com Guterres, marcada antes de sua participação na abertura oficial da Assembleia Geral. Outras possíveis reuniões com chefes de Estado ainda estão em negociação.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop