
A noite desta quinta-feira (10) reserva um espetáculo natural visível em todo o território brasileiro, a Lua cheia de julho, conhecida tradicionalmente como “Lua do Veado”, alcançará seu ápice por volta das 16:30h. O fenômeno poderá ser observado a olho nu logo após o pôr do sol, quando o satélite natural surgirá no horizonte com uma coloração alaranjada.

Não é necessário nenhum equipamento especial para apreciar o evento. Um local com ampla visibilidade do céu e pouca poluição luminosa já garante uma boa observação. Para quem quiser ver mais detalhes da superfície lunar, binóculos comuns podem ser uma boa alternativa.
A origem do nome “Lua do Veado” vem de povos indígenas do Hemisfério Norte, que associavam o período ao crescimento dos novos chifres dos veados machos. A Lua cheia de julho também carrega outras denominações tradicionais, como “Lua do Trovão”, em alusão às tempestades comuns nesta época do ano no hemisfério norte, além de “Lua das Ervas” e “Lua do Feno”, por marcarem períodos de colheita e produção agrícola.
Além de seu simbolismo, esta será a Lua cheia mais distante do Sol em 2025, ocorrendo poucos dias após o afélio, ponto em que a Terra atinge sua maior distância em relação à estrela.
Apesar de outros fenômenos astronômicos ainda estarem programados para este ano — como eclipses solar e lunar em setembro —, eles não poderão ser vistos do Brasil. A “Lua do Veado”, no entanto, poderá ser admirada de qualquer canto do país, desde que o céu esteja limpo.
