Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
06 de outubro de 2025 - 16h37
pmcg
GESTÃO PÚBLICA

Lote Urbanizado: 33 famílias já vivem na casa própria

17 novembro 2018 - 09h00

Campo Grande (MS) – Trinta e três famílias sul-mato-grossenses beneficiadas pelo programa de autoconstrução Lote Urbanizado já estão morando na casa própria. Elas tomaram frente ao projeto que une esforços do Governo do Estado e de prefeituras municipais e já vivem em um novo lar.

Canal WhatsApp

As casas estão espalhadas pelos municípios de Amambai (4), Bela Vista (2), Cassilândia (3), Chapadão do Sul (4), Costa Rica (6), Inocência (5), Japorã (5) e Novo Horizonte do Sul (4). Ao todo, mais de mil famílias em 18 municípios serão beneficiadas com a moradia própria pelo programa.

O Lote Urbanizado foi lançado em 2016 pelo Governo de Mato Grosso do Sul para potencializar a prática da autoconstrução na habitação popular – uma forma de dar mais qualidade e agilidade ao processo e driblar a escassez de recursos federais na área habitacional. Ele dá prazo de dois anos para a construção da casa.

O programa propõe parceria entre Estado, município e cidadão: a prefeitura doa o terreno, o Estado constrói a base da residência (com fundação, instalações hidráulicas e sanitárias, contrapiso e primeira fiada em alvenaria) e a família beneficiada entra com a mão de obra e a compra do material restante.

Para o governador Reinaldo Azambuja, a vantagem é a inexistência de parcelas de financiamento imobiliário. “Os beneficiários não precisam pagar nenhuma prestação. Eles podem financiar o material de construção, construir a casa e ter o imóvel sem ter prestação para o resto da vida”, explica.

Agente de saúde em Bela Vista, Eurico Siqueira foi um dos contemplados pelo Lote Urbanizado. “Minha casa é materialização de um sonho. Graças ao Governo e à Prefeitura eu posso oferecer uma moradia digna para minha família”, conta. A casa de Eurico fica no bairro Serradinho.

Construção

Dentro do Lote Urbanizado, a construção das casas populares é feita em duas etapas. A primeira é comandada pela Agência de Habitação Popular de Mato grosso do Sul (Agehab): edificação da base de 42,56m², executada para comportar dois quartos, uma sala conjugada com cozinha e um banheiro.

A segunda etapa é o complemento da construção: a família beneficiária tem que comprovar a compra do material e a mão de obra (pessoa que receberá assistência técnica e será acompanhada na autoconstrução). O prazo para a conclusão da segunda etapa é de 24 meses contados a partir da assinatura do contrato.

Depois de pronta, a moradia recebe o Habite-se da prefeitura. A família não pode vender, ceder, doar, emprestar, locar, transferir ou alienar o imóvel. Podem participar do programa famílias com renda mensal de até R$ 4.685,00 que não tenham sido beneficiadas em nenhum programa habitacional federal, estadual e municipal.

Bruno Chaves – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fotos: Divulgação

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas