Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
19 de dezembro de 2025 - 08h03
sesi
DIREITO DAS MULHERES

Lilian Fernandes e ministra Cida Gonçalves discutem políticas e desafios para mulheres em encontro

O evento, que ocorreu no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública, na Vila Miguel Couto, reuniu mulheres de diversas classes sociais, profissões, idades e etnias

29 janeiro 2024 - 13h00Iury de Oliveira
Ana Carolina Nardes, presidente do CEDM, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves e Lilian Fernandes
Ana Carolina Nardes, presidente do CEDM, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves e Lilian Fernandes - (Foto: Divulgação)

Em um encontro marcado pela diversidade e união de forças femininas, a presidente da Central das Entidades dos Servidores Públicos (CESP Central), da Federação Sindical dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais do Estado de Mato Grosso do Sul (FESERP-MS) e do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores da Administração do Estado do Mato Grosso do Sul (SINDSAD-MS), Lilian Fernandes, juntamente com a diretora de Comunicação da CESP Central, Líliam Kohler, marcaram presença na Reunião Ampliada do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso do Sul (CEDM/MS), realizada no último sábado (27).

Canal WhatsApp

O evento, que ocorreu no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública, na Vila Miguel Couto, reuniu mulheres de diversas classes sociais, profissões, idades e etnias. A mesa de debates foi presidida por Ana Carolina Nardes, presidente do CEDM, e contou com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.

Durante a reunião, cujo tema central foi "Ações do Ministério das Mulheres e Brasil sem Misoginia", foram discutidas as principais questões relacionadas aos direitos das mulheres. Lilian Fernandes compartilhou sua experiência na luta pela igualdade salarial entre homens e mulheres e os desafios enfrentados no meio sindical, ainda predominantemente masculino.

Lilian Fernandes, esteve acompanhada da diretora de Comunicação da CESP Central, Líliam KohlerLilian Fernandes, esteve acompanhada da diretora de Comunicação da CESP Central, Líliam Kohler

Em suas palavras, Lilian Fernandes destacou a relevância do encontro: “Foi um encontro das mulheres, lideranças femininas do Estado. E a gente teve no sábado, com a ministra Cida discutindo contra a misoginia, pela igualdade no trabalho entre homens e mulheres, pela igualdade na remuneração e contra a violência contra a mulher. Eu estava ali representando as mulheres sindicalistas que trabalham em favor também da questão do trabalho da mulher”, pontuou.

Ela prosseguiu, enfatizando a amplitude do diálogo estabelecido: “Então, foi um encontro muito importante com Defensoria Pública, com a secretária de estado de administração e também a presidente do CEDM Ana Nardes. Então, foi uma reunião ampliada desse Conselho, onde foi acolhida várias propostas e nós falamos para a ministra qual a dificuldade no Estado das mulheres indígenas, das mulheres negras, das mulheres, do movimento sindical, das mulheres LGBTQIA+. Então, assim, várias questões foram colocadas na mesa.”

O evento, que ocorreu no auditório da Escola Superior da Defensoria PúblicaO evento, que ocorreu no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública (Foto: Álvaro Rezende)

O evento se mostrou um espaço vital para a discussão de políticas e ações em prol das mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade, no Estado do Mato Grosso do Sul. As propostas e projetos discutidos visam fortalecer a luta contra a desigualdade e a violência, abrindo caminho para um futuro mais justo e igualitário.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop