Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
08 de outubro de 2025 - 12h02
TOLERÂNCIA ZERO

Nova lei aumenta pena para quem der ou vender bebida alcoólica a menores de idade

Nova regra eleva a pena de prisão para quem der ou vender álcool a menores, incluindo substâncias com potencial de dependência

8 outubro 2025 - 09h20Iury de Oliveira
Nova lei aumenta punição para quem vender ou oferecer bebida alcoólica a menores
Nova lei aumenta punição para quem vender ou oferecer bebida alcoólica a menores - (Foto: Estadão)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que torna mais severa a punição para quem vender, servir ou oferecer bebida alcoólica a crianças e adolescentes. A nova regra foi publicada nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial da União e altera o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Canal WhatsApp

Antes, a pena prevista era de dois a quatro anos de detenção e multa. Agora, se o menor consumir a bebida, a punição será aumentada em até metade do tempo de prisão. A lei também vale para outras substâncias que possam causar dependência física ou psíquica, quando não houver justificativa para o uso.

A proposta é da deputada Laura Carneiro, do PSD do Rio de Janeiro, e foi aprovada no Congresso após parecer favorável das senadoras Damares Alves e Margareth Buzetti. Durante a tramitação, Damares citou dados do IBGE que mostram um cenário preocupante: mais de um terço dos adolescentes de 13 e 14 anos já experimentou bebida alcoólica.

A sanção ocorre em meio a um momento de alerta nacional sobre o consumo de álcool e a fiscalização de bebidas adulteradas. O país registrou 217 casos suspeitos de intoxicação por metanol, 17 confirmados e uma morte até o início de outubro. Em Mato Grosso do Sul, há cinco casos em investigação.

Com a nova lei, quem for flagrado oferecendo bebida a menores poderá enfrentar pena mais alta e responder criminalmente. O objetivo é reforçar a proteção de crianças e adolescentes e reduzir o consumo precoce de álcool, que tem ligação direta com problemas de saúde, evasão escolar e episódios de violência.

A norma passa a valer em todo o país assim que for regulamentada.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop