3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
JUCEMS DIGITAL

Junta Comercial adia obrigatoriedade do processo digital para 1º de novembro

Rodolfo Bertin, presidente interino da Jucems explicou que a Plenária do órgão decidiu pelo adiamento da implantação, a partir da solicitação de algumas entidades empresariais

30 julho 2018 - 12h31Alberto Gonçalves
Rodolfo Bertin presidente interino da Jucems
Rodolfo Bertin presidente interino da Jucems - A Crítica

A Plenária da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (JUCEMS) decidiu na manhã desta segunda-feira (30) prorrogar a implantação do processo digital no órgão a partir do dia 1º de novembro.

Canal WhatsApp

O prazo começaria a vigar agora na quarta-feira, dia 1º de agosto, porém algumas entidades, como o Conselho Regional de Contabilidade, solicitaram o adiamento da implantação do sistema, o que foi atendido pela Planária da Jucems. Com isso, até o primeiro dia de novembro ainda serão aceitas as documentações físicas na Junta Comercial. O decreto de adiamento será publicado nesta terça-feira (31).

Seguindo explicou o presidente interino da Jucems, Rodolfo Bertin, com a prorrogação do processo digital, os empresários terão mais tempo para se adaptar ao novo sistema. “O processo digital da Junta Comercial somente será obrigatório a partir do dia 1 º de novembro. O órgão ainda vai acertar o processo físico, ou seja, o papel”, explicou.

O novo serviço JUCEMS digital foi lançado em fevereiro deste ano, para que os empresários de Mato Grosso do Sul possam contar com uma nova ferramenta para acessar informações e serviços oferecidos pela Junta Comercial. A JUCEMS Digital disponibiliza o atendimento totalmente on-line, pela internet, evitando que o interessado tenha de comparecer fisicamente na sede do órgão em Campo Grande.

Com a nova ferramenta da Junta Comercial, digitalizando os serviços, cerca de 95% dos procedimentos realizados pelo órgão em todo o Estado não terão mais a necessidade de comparecimento e muitas vezes deslocamento do interior, para a sede em Campo Grande. Até mesmo a assinatura de documentos será feito digitalmente. “Com o funcionamento completo do sistema digital, vamos obter economia com os escritórios regionais. Hoje temos mais de 20 escritórios espalhados pelo Estado, onde vai diminuir a burocracia de o interessado ter de ir ao local prestar informação ou levar documentação. Será tudo digital.

Rodolfo Bertin explicou também que está em estudos para ser implantado a partir do ano de 2019 a integração do sistema com os órgão federais, facilitando ainda mais a questão de empresários e contabilistas. Citando como exemplo, se uma empresário está em São Paulo e pretende abrir empresas em outros 10 estados do país, ele poderá fazer isso de sua cidade, sem ter de ir a cada um dos estados. Com toda essa integração e digitalização em nível nacional, a intenção é diminuir ou suprir definitivamente o tráfego de papel e até mesmo de arquivos de computadores chamados de PDF.

A Junta Comercial faz o registro de toda empresa mercantil do Estado. Com esse novo sistema os outros órgãos no qual a empresa necessita de obter algum tipo de documentação são comunicados, evitando que a pessoa tenha de se deslocar para outros locais em busca de pedido de licenciamentos, alvarás etc.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas