
Jovens de Anastácio, Aquidauana, Corumbá, Ladário e Miranda se reuniram na sexta-feira (5) em Miranda para dizer o que esperam das políticas públicas que impactam diretamente suas vidas. O encontro faz parte da Etapa Pantanal do Circuito Avança Juventude — movimento que leva escuta ativa, formação e serviços a todas as regiões de Mato Grosso do Sul

A abertura contou com um gesto simbólico: a assinatura de um termo entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Miranda, comprometendo-se a transformar as demandas dos jovens em ações concretas.
Na sequência, os participantes se dividiram em quatro grupos de trabalho para tratar de temas cruciais:
- educação, profissionalização, trabalho e renda
- cultura, esporte e lazer
- participação social, diversidade e igualdade
- sustentabilidade, meio ambiente, território e mobilidade
Cada grupo elegeu suas três prioridades, que agora serão reunidas em um documento final para atualizar o Plano Estadual da Juventude.
O subsecretário Jessé Cruz destacou a importância do protagonismo juvenil. “Estamos aqui para ouvir e 90% do sucesso depende de vocês”, afirmou.
Representando o Pantanal na COP30, Eloize Duarte falou sobre a urgência da juventude se envolver com pautas ambientais. Já o estudante Rafael Oliveira ressaltou a necessidade de ter voz contínua nas secretarias e fóruns locais.
Miranda é uma das etapas do circuito, que percorre de agosto a dezembro as nove regiões de Mato Grosso do Sul, visitando uma cidade-sede por região. Cada parada do circuito transforma o município em um ponto de escuta, capacidade e articulação de juventudes com os gestores.
As próximas etapas já estão agendadas:
- Três Lagoas (região do Bolsão) — 16 a 19 de setembro
- Campo Grande — dezembro
Outras cidades como Ponta Porã, Jardim, São Gabriel do Oeste, Dourados e Itaquiraí também devem receber o circuito até o fim do ano.
