
O artista plástico Jonir Figueiredo faleceu na madrugada deste sábado, 26, aos 71 anos. Jonir estava presente na 3ª edição do Festival Bonito Cinesur – Festival de Cinema Sul-Americano, que teve início na noite de sexta-feira, 25.

Jonir era natural de Corumbá e formado em educação artística pela Faculdade Unidas de Marília (SP). Sua produção tinha como foco a iconografia do Pantanal, e ele foi premiado em diversos salões de arte em Mato Grosso do Sul e em outras regiões do país.
50 anos de carreira - Em 2022, o artista comemorou 50 anos de carreira com o lançamento de um livro e exposições na França. Em Paris, ele apresentou sua obra no Centro Paris Anim’ Sohane Benzian, além de realizar oficinas com crianças sobre animais do Pantanal.
De volta ao Brasil, percorreu cidades do estado com oficinas e mostras culturais.
Homenagens - A morte do artista foi comentada nas redes sociais por amigos e colegas de profissão. “Sua missão foi cumprida com louvor. Sentiremos sua falta”, escreveu uma amiga. Outro publicou: “Você foi um artista maravilhoso. Vá em paz, amigo”.
A organização do Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito divulgou nota lamentando a morte. “Jonir nos deixou pacificamente durante o sono, após prestigiar a noite de abertura. Sua presença, mesmo breve, nos encheu de honra”, diz o texto.
A inauguração da "Calçada da Fama", que ocorreria na noite deste sábado durante o Festival de Cinema Sul-Americano, foi adiada para uma nova data em razão do falecimento do artista.
